quarta-feira, 8 de abril de 2009

Belo Horizonte lança Plano de Mobilização Social pela Educação







Em evento com a presença do prefeito municipal Márcio Lacerda, da Secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, da Secretária Municipal de Educação, Macaé Evaristo, entre outras autoridades, foi lançado em Belo Horizonte, no dia 1º. de abril, o Plano de Mobilização Social pela Educação. O lançamento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, contando com a colaboração de representantes de denominações religiosas que têm apoiado a mobilização.

Participaram do evento, realizado no Grande Hall Cidade de Minas Espaço Municipal, mais de 300 lideranças comunitárias, religiosas, empresariais, de movimentos sociais, gestores e profissionais da educação, pais, estudantes e representantes de outros segmentos sociais. Numa clara demonstração de que mobilizar famílias e comunidades é de grande interesse dos mineiros, durante o evento foi, também, lançado o Comitê local pela Mobilização Social.
Os comitês, que devem ser integrados por representantes dos vários setores sociais, têm como objetivo mobilizar a sociedade pela melhoria da qualidade da educação. Dar a todos e a cada um o direito de aprender. Suas principais atividades devem estar relacionadas com a análise e sua disseminação para a sociedade, em especial as famílias sobre a situação educacional nas comunidades e regiões onde atua. Espera-se que, com isso, sensibilizem as pessoas a se mobilizarem para melhorar essa situação, ajudando o país a atingir a meta proposta de alcançar, em 2022 uma educação com qualidade semelhante à dos países desenvolvidos.

Política pública para a parceria família-escola

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo há alguns anos uma exitosa política visando a promover o diálogo com as famílias dos alunos da rede, visando a incentivá-los a participar ativamente de sua educação. Além disso, desenvolve outros programas para melhorar a qualidade da educação, como o Escola Integrada, que promove o aumento dos tempos e espaços educativos, por meio de uma rede de parcerias. Durante o lançamento do Plano de Mobilização, o Prefeito Márcio Lacerda, que inicia seu primeiro mandato, anunciou que incluiu metas ambiciosas para a educação no plano estratégico da prefeitura. Uma delas é de incluir nos próximos quatro anos 100 mil alunos da rede municipal no Programa Escola Integrada. Essa é mais uma demonstração de que a boa política pública, apoiada pela comunidade, se mantém e pode, inclusive, ganhar mais expressão, mesmo quando há mudança na administração.

Nenhum comentário: