terça-feira, 21 de abril de 2009

Comitês de Mobilização Social pela Educação


Tire suas dúvidas
Muitos mobilizadores têm entrado em contato para esclarecer dúvidas sobre os Comitês locais de Mobilização. A maioria delas diz respeito aos pré-requisitos para criá-los, quais suas principais características e atribuições, quem deve participar, que papel ele deve desempenhar. Damos, a seguir, algumas sugestões que podem ajudar os interessados a criar comitês onde estão fazendo a mobilização – em seu local de trabalho, em o seu bairro, na sua comunidade, na sua cidade.

O que são os Comitês de Mobilização?

Os Comitês de Mobilização são criados pelas pessoas que iniciaram as ações locais de mobilização. A idéia é reunir um grupo, a partir do qual o movimento possa se expandir e atingir outras localidades e pessoas.
Eles devem buscar, sempre que possível, incluir representantes dos vários segmentos sociais – educadores, igrejas, empresas, entidades de representação empresarial, profissional e social, estudantes, pais, membros de Conselhos Municipais e Estaduais de Educação, dos Conselhos Tutelares, da Infância e Adolescência, do Ministério Público, vereadores, entre outros interessados

Quais são as principais características e funções dos Comitês de Mobilização?
Pluralidade - composto por pessoas de vários setores sociais.

Mobilização da sociedade pela melhoria da qualidade da educação, isto é, Dar a todos e a cada um o direito de aprender.
Principais funções:

- divulgar o plano de mobilização para a sociedade
- discutir estratégias de mobilização de famílias e comunidades
- identificar oportunidades para mobilizar famílias e comunidades
- identificar novos multiplicadores e mobilizadores
- monitorar e avaliar os resultados das ações

Quais seriam suas principais atividades?

- Discutir temas relacionados a como melhorar os indicadores educacionais,visando a dar insumos para a mobilização da sociedade, principalmente das famílias.
- Dar maior atenção às famílias com estudantes em escolas públicas com baixo IDEB (carecem de mais atenção e motivação para apoiarem a educação dos filhos - em casa e na escola).
- Buscar estratégias para sensibilizar as famílias – distribuição de materiais (cartilhas e outros), uso de midia das redes de seus integrantes, aproveitar programas que envolvem famílias.
- Buscar, analisar e disseminar informações que sensibilizem os mobilizadores e as famílias sobre a importância da mobilização: IDEB de escolas e municípios, dados estatísticos sobre o estado da educação nas escolas e redes locais, programas de apoio à educação (merenda, transporte, livro didático, Fundeb, entre outros).

Nenhum comentário: