terça-feira, 15 de junho de 2010

Campina Grande (PB) sedia Oficina de Formação de Mobilizadores


Mobilizadores de 23 municípios da Paraíba, de seis municípios pernambucanos e da capital potiguar, Natal, participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Campina Grande (PB), nos dias 11 e 12 de junho. A Oficina teve como objetivo orientar a ampliação do trabalho desses atores em suas comunidades, bem como conquistar novas adesões ao Plano de Mobilização Social pela Educação.

Realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Comitê de Mobilização da Paraíba, a atividade de formação contou com a participação de representantes de secretarias municipais de Educação, unidades do Serviço Social da Indústria (SESI), escolas estaduais e municipais, conselhos tutelares e escolares, movimentos sociais, associações comunitárias e do segmento religioso, entre outros.

Da Paraíba, além de Campina Grande, estiveram presentes mobilizadores de João Pessoa, São João do Cariri, Rio Tinto, Cruz do Espírito Santo, Igaracy, Patos, Ingá, Caturité, Cuité, Olivedos, Sousa, Borborema, São José dos Ramos, Ibiara, Juazeirinho, Esperança, Queimadas, São Francisco, Amparo, Puxinanã, Lagoa Seca e Pocinhos.

O estado de Pernambuco, por sua vez, esteve representado na atividade por voluntários de São Bento do Una, Itapissuma, Paranatama, Vicência, Cedro e São José do Egito.

Durante a Oficina, os mobilizadores receberam orientações para o desenvolvimento de atividades que incentivem a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Puderam, ainda, tomar conhecimento sobre os principais programas do poder público de apoio à melhoria da educação básica, bem como sobre os indicadores da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


No segundo dia do evento, separados em grupos, os mobilizadores prepararam Planos de Ação a serem implementados em suas comunidades.


Dia de Mobilização em São João do Cariri

Em 28 de maio de 2010, a Câmara Municipal de São João do Cariri (PB) aprovou, por unanimidade, a Lei que instituiu a data de 15 de abril como dia D da Mobilização Social pela Educação no Município. A proposta foi apresentada pelo vereador Cristovam Bezerra.

Azimar Fernandes, liderança da mobilização na Paraíba, destaca que São João do Cariri é a primeira cidade no estado a aprovar essa importante lei. “A adesão do poder público à Mobilização Social pela Educação demonstra a percepção por parte da sociedade referente aos efeitos da mensagem proposta pelo movimento que é bastante claro quando destaca que Educação não é atribuição exclusiva da escola e sim de todos os segmentos da sociedade como conselhos tutelares e escolares, igrejas, unidades de ensino, ministério público, poderes judiciário, executivo e legislativo, além de pais e alunos”, pondera.

A aprovação da Lei resulta da atuação dos membros do Comitê de Mobilização de São João do Cariri, criado no dia 1º de maio, junto aos representantes do Executivo e Legislativo. Alguns desses mobilizadores participaram da Oficina realizada em Campina Grande.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização de São João do Cariri:

1) Adriana Tavares de Araújo - representante do Grupo A.A.
2) Cristiano Almeida do Nascimento - representante da Igreja Católica - cristianoalmeida18@hotmail.com
3) Cristovam Bezerra Rodrigues - vereador
4) Edvam Farias de Araújo - representante das Associações Comunitárias e conselheiro escolar
5) Emília Maria Ribeiro Rodrigues Araújo – secretária/membro do Conselho Tutelar - emiliarodriguess@hotmail.com
6) Francisco Joaquim Júnior - conselheiro tutelar - francisco-j-junior@hotmail.com
7) Gema Galgany Cordeiros de Sousa - representante dos pais - galgany.cordeiro@yahoo.com
8) Gerlania de Sousa Costa - representante da Secretaria Municipal de Educação, lanaalvescosta@hotmail.com
9) Isac Farias Costa - Professor da EEEFM Jornalista José Leal Ramos e conselheiro Tutelar - isaccosta123@hotmail.com
10) José Barbosa de Andrade - representante das Igrejas Evangélicas
11) José Rogério Rocha do Nascimento - Diretor da Escola Municipal N.S. dos Milagres
12) Josefa Telma de Freitas - representante dos Agentes Comunitários de Saúde
13) Luciana Garcia Felipe - representante do Clube de Mães e conselheira escolar
14) Maria Emilia Pereira Medeiros de Brito - Secretaria de Acão Social do Município
15) Petrucio Clécio Alves de Oliveira – geógrafo - p.cleciogeo@hotmail.com
16) Rita de Cássia Batista de Brito Neves - representante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dep.Tertuliano de Brito - cassiababosa@hotmail.com
17) Rosa de Lurdes Alves Santana - representante das Pastorais Sociais - rosasantanasjc@hotmail.com
18) Wanderley Barrêto Simões - representante dos Estudantes e da Ordem Demolay no Município - wanderleyssimoes@hotmail.com

Nenhum comentário: