sexta-feira, 4 de junho de 2010

Região metropolitana de São Paulo (SP) consolida Comitê de Mobilização


Neste sábado, dia 5 de junho, mobilizadores de Osasco e região promovem o lançamento do Comitê regional de Mobilização Social pela Educação. A atividade será realizada a partir das 8h30, no Salão Atos da Cúria, durante o “Café Educacional”. Organizado pela Pastoral da Educação em parceria com o Comitê local, o evento contará com a presença de gestores da educação, educadores, lideranças sociais e representantes de entidades religiosas.

O lançamento é realizado com o objetivo de oficializar e divulgar à sociedade local a formação do Comitê de Mobilização regional. O grupo tem atuado em municípios da região metropolitana de São Paulo, como Osasco, Carapicuíba e Barueri. Por meio desse evento, os mobilizadores pretendem, ainda, fortalecer e organizar as ações do Comitê regional e estimular a criação de comitês municipais.

Ações do Comitê

Neste mês de junho, os mobilizadores de Barueri deverão divulgar o conteúdo da Cartilha aos membros das igrejas católicas do município. A Mobilização será discutida, entre outras atividades, durante as reuniões com voluntários das igrejas.

Nos meses de abril e maio, os mobilizadores da região de Osasco desenvolveram diversas atividades para conscientização das famílias sobre a importância da participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos. Mais de 10 mil exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram distribuídos durante essas ações aos pais de alunos. As famílias participaram de debates sobre o conteúdo da publicação e tomaram conhecimento sobre experiências bem sucedidas de envolvimento dos pais nos estudos dos filhos.

Em Barueri, após contato estabelecido pela mobilizadora Heloisa Cordeiro com a secretária adjunta de Educação, Flávia Moreno, a Secretaria Municipal de Educação passou a apoiar as ações de Mobilização realizadas na cidade, levando a mensagem da Cartilha às escolas da rede. Nessas unidades de ensino, a publicação vem sendo apresentada às famílias e aos educadores, em reuniões de pais, do conselho escolar e da Associação de Pais e Mestres.

A mobilização tem alcançado, ainda, os pais de alunos das escolas de Educação Infantil, em Vargem Grande Paulista.

Com informações de Heloísa Cordeiro, membro do Comitê de Mobilização de Osasco e região.

Nenhum comentário: