terça-feira, 14 de agosto de 2012

Famílias de Caraíbas (BA) são mobilizadas pela melhoria da Educação

Cerca de 450 familiares de alunos foram apresentados ao PMSE
Com o intuito de incentivar a interação família-escola-comunidade, a Secretaria Municipal de Educação de Caraíbas, no sudoeste da Bahia, aderiu ao Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e reuniu pais, educadores e lideranças comunitárias para debater sobre o tema. A apresentação sobre o PMSE, realizada no dia 11 de julho, teve como finalidades, ainda, conscientizar as famílias sobre a importância da sua participação no cotidiano escolar dos alunos e oferecer espaço para o planejamento de ações de Mobilização na cidade.

Para organizar a discussão sobre o PMSE, a atividade foi dividida em dois turnos. Pela manhã, cerca de 450 pais de alunos tomaram conhecimento sobre as orientações do Plano, com destaque para o papel dos familiares no processo de melhoria da qualidade da Educação. No período da tarde, diretores, coordenadores e professores das escolas da rede municipal de Caraíbas, além de representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Tutelar, estiveram reunidos com autoridades locais, como a secretária municipal de Educação, Marta Valéria Reis, para definir ações de Mobilização a serem priorizadas no município e dar início à articulação do Comitê local de Mobilização Social pela Educação.

Representante do MEC, Sérgio Maia, conduziu as exposições
Para o palestrante do evento e representante do Ministério da Educação, Sérgio Benedito Maia, as exposições sobre o PMSE contribuíram para que a comunidade e o governo local se engajassem ainda mais em prol da Educação. “Um dos aspectos mais importantes na visita a Caraíbas – cidade com 9.000 habitantes, predominantemente rural – foi perceber a vontade política e o engajamento dos docentes e funcionários da rede municipal de ensino. É interessante também ver as famílias, com condições de vida muitas vezes precárias, vibrando ao descobrir o valor social da educação e a importância de sua participação na educação dos filhos”, avaliou o representante do MEC.

Ações priorizadas

Lideranças comunitárias e autoridades de Caraíbas em reunião
Além de instituir o Comitê de Caraíbas, os mobilizadores locais pretendem envolver mais gestores e técnicos educacionais nas atividades de incentivo à interação família-escola. Para tanto, estão organizando nova reunião estratégica, em que esperam contar com a participação de mais lideranças sociais. 

O grupo de mobilizadores programa, ainda, encaminhar à Câmara Municipal Projeto de Lei que oficializa o Dia da Mobilização Social pela Educação na cidade. Divulgar, nos veículos de comunicação locais, no blog e no site da Mobilização, as ações desenvolvidas na cidade também foi apontado como prioridade pelos voluntários caraibenses.

Nenhum comentário: