quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tangará da Serra (MT) fortalece mobilização da comunidade em prol da Educação

Sérgio Maia, representante do MEC, conduziu as exposições
Produzir material para divulgar a Mobilização Social pela Educação, realizar eventos nas escolas que atraiam a participação dos pais e incentivar o envolvimento dos familiares na elaboração do Projeto Político Pedagógico das escolas são algumas das metas apontadas pelos participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Tangará da Serra (MT). As ações, que têm o intuito de fortalecer a interação família-escola-comunidade no município, fazem parte do Plano de Ação elaborado pelos mobilizadores como resultado da atividade de capacitação realizada no plenário da Câmara Municipal da cidade mato-grossense, nos dias 3, 4 e 5 de julho.

Entre os participantes, a Oficina contou com a presença de profissionais da Educação, de representantes da Câmara de Vereadores, da Polícia Militar, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Ação Social e Esporte, bem como de membros de clubes de serviço – Rotary, Lions e Maçonaria. Além de mobilizadores de Tangará da Serra, participaram também representantes dos municípios mato-grossenses de Nova Marilândia e Arenápolis. 

Participantes da Oficina
Conduzidas pelo representante do Ministério da Educação (MEC), Sérgio Benedito Maia, as exposições do evento forneceram aos mobilizadores tangaraenses informações sobre a educação brasileira e o Plano de Mobilização Social de Educação (PMSE) do MEC. Foram sugeridas, ainda, formas de envolver a sociedade e as famílias em ações que contribuam com a melhoria da educação e do aproveitamento do ensino.

A atividade também abriu espaço para que os participantes apresentassem as experiências de mobilização desenvolvidas junto às comunidades em que atuam. Entre as ações, destacou-se o projeto Família Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Educação, que tem o intuito de inserir as famílias no ambiente escolar.  Outra iniciativa de destaque foi o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, promovido pela Polícia Militar, que vem estimulando o diálogo entre familiares, alunos e educadores no município.

Resultados

Após debate em grupos, mobilizadores formularam o Plano de Ação
Para colocar em prática o Plano de Ação elaborado na Oficina, está sendo articulado o Comitê de Mobilização de Tangará da Serra. O grupo de mobilizadores terá entre suas tarefas conquistar o apoio de lideranças comunitárias apontadas na atividade de formação como fundamentais para o desenvolvimento das ações na cidade – entre eles, profissionais da Educação Indígena, líderes religiosos, membros de pastorais da Educação e da Infância, além de representantes do Ministério Público e do Conselho Tutelar.

Outro importante desdobramento da Oficina foi a criação do projeto de lei que visa instituir a Semana Municipal da Mobilização Social pela Educação na cidade. Atualmente em tramitação na Câmara Municipal, o projeto aborda, ainda, a formação do Comitê local e indica setores sociais que devem estar representados no grupo de mobilizadores.

Acesse aqui o Plano de Ação elaborado pelos mobilizadores de Tangará da Serra (MT).

Fotos: Lauro Vaccari

Nenhum comentário: