terça-feira, 4 de setembro de 2012

Escola de Joaquim Távora (PR) incentiva participação da família e da comunidade

Visitas às casas de alunos, reuniões com os pais e formação de grupo de mobilizadores na unidade de ensino foram algumas das estratégias adotadas pela Escola Municipal São Sebastião em Joaquim Távora, no Paraná, para aproximar familiares e educadores. Lideradas pela professora Adriana Ribeiro Freirias, as atividades de mobilização da comunidade em prol da melhoria da qualidade da Educação devem se estender até o fim do período letivo de 2012.

A cartilha Acompanhem... é um dos principais instrumentos
de trabalho dos mobilizadores tavorenses
Intitulado “Família para compartilhar, escola para aprender, juntas para viver”, o projeto de Mobilização é desenvolvido na escola por grupo composto por professores, funcionários e membros da direção. As ações do grupo de mobilizadores tiveram início na primeira reunião de pais do ano, durante a qual os educadores apresentaram aos pais as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), explicaram como a interação família-escola influencia positivamente no desempenho escolar dos alunos e firmaram a parceria com os familiares.

A partir dessa primeira reunião, além das famílias, a EM São Sebastião passou a buscar a parceria da comunidade.  Para tanto, tem contado com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Serviço Social do Comércio (SESC). Em conjunto com o SESC, a Mobilização Social pela Educação tem sido divulgada em eventos como o Dia do Desafio, que é promovido há 15 anos no mês de maio pela entidade em todo o Brasil, com o intuito de incentivar a realização de atividades físicas e a integração da comunidade.

Educadores visitaram as casas dos alunos
Para compreender melhor as condições familiares e sociais de alunos da instituição, os educadores da Escola São Sebastião têm ido até as casas dos estudantes para conversar com as famílias. “Realizamos visitas às casas de cada aluno para que pudéssemos conhecer a realidade deles mais de perto, o que foi muito válido, pois deparamo-nos com muitas realidades que refletiam em sala de aula”, observou a diretora da EM São Sebastião, Valdirene Cabrera Mendes.

Atividades como a “tarde para as mães”, promovida pela escola na mesma data da reunião de pais do 2º bimestre, também têm se provado um bom recurso para fortalecer o vínculo com os familiares. Durante a “tarde”, os mobilizadores divulgaram a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e incentivaram a participação das mães nas ações desenvolvidas pelo grupo de mobilizadores da escola.

Mobilizadores da EM São Sebastião conversam com
familiares de alunos sobre a Cartilha
Como resultado das atividades de Mobilização, além de participarem mais dos eventos escolares, os familiares e a comunidade também têm demonstrado entusiasmo para auxiliar na organização dessas ações. “Pudemos contar sempre com o apoio e a participação da família”, afirmou a diretora.

Esse envolvimento pôde ser verificado, entre outras ocasiões, na organização da festa para os pais promovida pela escola no dia 12 de agosto. “Convidamos pais e comunidade para juntos decidirmos como seria realizada a festa, e mais uma vez a família esteve presente desde as primeiras decisões até o grande dia”, relatou Valdirene.

Continuidade das ações

Até o fim do ano, os mobilizadores da escola tavorense esperam ampliar e fortalecer as atividades de sensibilização das famílias e da comunidade. Entre as estratégias para integrar pais e responsáveis no cotidiano escolar, neste segundo semestre, o projeto “Família para compartilhar, escola para aprender, juntas para viver” será divulgado em rádio local com o apoio de familiares de alunos e membros da comunidade.

Com informações de Valdirene Cabrera Mendes e Adriana Ribeiro Freirias, mobilizadoras em Joaquim Távora (PR).

Um comentário:

Escola Municipal São Sebastião - JT disse...

Muito obrigada pela publicação e consideração a nós dedicada com o presente gesto.