quinta-feira, 17 de abril de 2014

Centenário do Sul (PR) debate estratégias para fortalecer interação família-escola

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Centenário do Sul (PR)
Que ações desenvolvemos? Quem são nossos parceiros? Quais são as estratégias de comunicação e conteúdos de sensibilização? Esses foram alguns dos questionamentos propostos durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Centenário do Sul (PR) para incentivar o debate sobre como o município pode fortalecer a interação entre familiares e educadores. A atividade de capacitação de mobilizadores foi promovida no dia 20 de fevereiro, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação da cidade paranaense.

Além da secretária de Educação, Sueli Simon, e do vice-prefeito, Edgar Soares, a Oficina contou com o apoio de membros das secretarias municipais de Assistência Social e Esportes e da Câmara de Vereadores. Entre seus 120 participantes, a formação reuniu representantes das igrejas Assembleia de Deus, Assembleia de Deus Ministério Madureira e Presbiteriana, bem como professores e conselheiros tutelares.

Representantes de diversos segmentos sociais estiveram
presentes na formação
Durante a capacitação, conduzida pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos, os voluntários conheceram as metas e estratégias do PMSE e exemplos de boas práticas de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas em diversas localidades. Foram apresentados também dados sobre a educação brasileira, os fundamentos da interação família-escola e orientações para implementar o Plano no município. 

Apresentação do Coral da EM São José
Com base nas informações recebidas na Oficina, os mobilizadores de Centenário do Sul deram início à articulação de Plano de Ação a ser executado na cidade. “Os participantes foram instruídos a realizar ações de mobilização com foco nas diretrizes do Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), à luz das necessidades locais”, destacou o palestrante, Paulo Ronaldo.

O evento contou, ainda, com atividades culturais promovidas por alunos – dança clássica, apresentada por alunas de academia local, e coral de estudantes da Escola Municipal São José.

Nenhum comentário: