quarta-feira, 23 de abril de 2014

Mobilizadores do Seridó Potiguar reforçam ações de incentivo à interação família-escola

Participantes do Encontro de Avaliação do PMSE no Seridó
Avaliar as ações de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas em 2013 e programar novas atividades para 2014. Esse foi o objetivo do Encontro de Avaliação do Plano de Mobilização Social pela Educação da Região do Seridó, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Currais Novos (RN), no dia 11 de março.

Entre os participantes, o evento reuniu mobilizadores dos municípios de Parelhas, Currais Novos, Caicó, Equador, Tenente Laurentino Cruz, Florânia, Jardim do Seridó, Acari e Cruzeta. A abertura do Encontro contou com a participação da secretária de Educação de Currais Novos, Maria Aparecida Medeiros, e do articulador da Mobilização na região, Geraldo Soares Wanderley, que apresentou a pauta da atividade e as metas dos mobilizadores do Seridó para 2014.

Geraldo Wanderley, articulador da Mobilização no Seridó,
apresentou a pauta do Encontro
Para orientar a definição de estratégias e ações de incentivo à interação família-escola-comunidade a serem promovidas ao longo deste ano, o Encontro contou com a presença, ainda, do representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Sérgio Benedito Maia. Entre suas sugestões, o representante do MEC destacou a importância de buscar o fortalecimento dos conselhos escolares nos municípios do Seridó e estimulou os voluntários a instalarem um Comitê Regional, com membros de cada cidade da região, como forma de motivar e articular os Comitês locais. 

Ações priorizadas

Encontro reuniu lideranças da Mobilização no Seridó
Além de promover a exposição e debate sobre as ações realizadas e programar atividades a serem desenvolvidas por cada cidade participante do Encontro, durante o evento, também foram apontadas as metas e ações que devem ter prioridade na atuação dos mobilizadores do Seridó. Manter o trabalho de mobilização das famílias e da comunidade nas escolas públicas; contribuir para a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic); realizar a 3ª Semana de Mobilização Social pela Educação do Seridó, em setembro; e buscar o apoio de agentes comunitários de Saúde para divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram algumas das ações destacadas como prioritárias.

Reunião com o Comitê de Tenente Laurentino Cruz

Ainda no dia 11 de março, após participar do Encontro com os mobilizadores do Seridó, o representante do PMSE/MEC, Sérgio Maia, se reuniu com membros do Comitê de Tenente Laurentino para monitorar a atuação do grupo desde sua criação, em dezembro do ano anterior, e auxiliar a elaboração de Plano de Ação para 2014.

Formado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Tenente Laurentino nos dias 5 e 6 de dezembro, o Comitê da cidade potiguar vem se empenhando para divulgar o Plano de Mobilização junto à comunidade. Entre as ações realizadas desde sua instalação, o grupo de mobilizadores apresentou o PMSE aos gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e trabalhou o Plano durante a Semana Pedagógica com os professores.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Tenente Laurentino Cruz (RN):

Um comentário:

Educa-Silva disse...

Fico animada ao saber que como mobilizadora do I encontro de Natal, planntei esta semente no seridó, e acredito que terá bons frutos. Já chegou até nossa querida Fatima Baracho!!!