segunda-feira, 22 de junho de 2015

Lei Municipal institui Dia e Semana da Mobilização Social pela Educação em Itajaí (SC)

Comitê de  Itajaí articulou a criação da Lei do Dia
e da Semana de Mobilização Social pela Educação na cidade
Com a sanção da Lei nº 6634, de 14 de janeiro de 2015, Itajaí (SC) é mais um dos municípios brasileiros que incluíram a Semana e o Dia da Mobilização Social pela Educação em seus calendários oficiais. A lei foi articulada pelo Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO), em conjunto com o secretário municipal de Educação, Edison d’Ávila e a vereadora Dulce Amaral, que levou o projeto para a Câmara de Vereadores.

As comemorações do Dia e a Semana de Mobilização em Itajaí estão previstas para serem realizadas no dia 19 de setembro e na semana que incidir a data. Para o período, entre as atividades sugeridas na Lei estão ciclo de palestras, blitz educativas, conferências e gincanas sobre a importância do envolvimento de familiares e da comunidade no cotidiano escolar.

Acesse aqui o arquivo da Lei nº 6634, de 14 de janeiro de 2015, que estabelece o Dia e a Semana de Mobilização Social pela Educação em Itajaí (SC).


Fortalecimento das ações

Ações nas escolas envolvem pais, alunos e educadores
(foto: Secretaria de Educação de Itajaí)
A aprovação da Lei que institui o Dia e a Semana de Mobilização em Itajaí contribui para consolidar o trabalho exitoso de sensibilização das famílias e da comunidade desenvolvido pelos mobilizadores locais. De acordo com a mobilizadora e supervisora de Gestão Compartilhada da Secretaria Municipal de Educação, Nádia Regina Machado, cerca de 10 mil famílias são alcançadas pelas ações do Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO).  

Segundo Nádia, o grupo de mobilizadores da cidade catarinense emprega diversas estratégias para conscientizar as famílias. Entre elas, está a distribuição de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e a reflexão sobre o conteúdo da publicação em atividades como festas da família e feira de livros nas escolas.

Mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus
filhos
 é debatida nas ações promovidas pelo CIFESO

(foto: Secretaria de Educação de Itajaí)
Além disso, a mobilizadora aponta que são promovidas reuniões periódicas para avaliação das ações e formação de novos mobilizadores. “Realizamos um encontro em cada mês. Nestes encontros, temos momentos de formação, momentos de apresentação do que foi executado de acordo com o planejamento pelo mobilizador, para compartilhar e dar satisfação ao comitê do que está sendo realizado”, informou Nádia Regina.


As atividades de formação de mobilizadores recebem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibiliza link para inscrição para os eventos na área “Formação Continuada” do site www.educacao.itajai.sc.gov.br. “Realizamos formação com pais, professores, funcionários, lideres comunitários, representantes de ONGs, gestores educacionais, alunos maiores de 18 anos, conselheiros escolares e membros das Associações de Pais e Professores para ser Mobilizador Social pela Educação e também se integrar no Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí”, destacou Nádia. 

Nenhum comentário: