quinta-feira, 25 de junho de 2015

Parceria Votorantim pela Educação: Três Marias (MG) inicia avaliação participativa da educação municipal

O município de Três Marias, em Minas Gerais, recebeu, na última quinta-feira, dia 18 de junho, a Reunião de Mobilização do Ciclo 2 do Parceria Votorantim pela Educação – PVE. O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre diretores de escolas públicas, pedagogos, estudantes, assistentes sociais, policiais militares, representantes da gestão pública e comunidade em geral.

“Diversos problemas que as cidades enfrentam, como a violência, o envolvimento com drogas e o desinteresse social, muitas vezes têm suas raízes na educação deficiente”, disse Warley Gomes, gerente da unidade de Três Marias da Votorantim Metais, durante a abertura da reunião, referindo-se à proposta do PVE de engajar escola, famílias e comunidade pela melhoria da qualidade da educação.

De acordo com João Paulo Moreira Rabelo, mobilizador do PVE em Três Marias, o programa tem buscado, este ano, trabalhar em parceria com os conselhos municipais, convidando, a cada reunião, um conselho diferente para ser o anfitrião do evento e compartilhar suas experiências e boas práticas. “No Ciclo 1, em abril, tivemos uma apresentação do Conselho Tutelar, que abriu a reunião falando sobre sua atuação em Três Marias. Já para a reunião da última quinta-feira, convidamos o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, que falou sobre suas ações, drogas lícitas e ilícitas, dependência química, e sobre os desafios para famílias e estudantes que se envolvem com esse tipo de problema”, conta.

Como estratégia de mobilização, João Paulo destaca a realização do encontro na Câmara de Vereadores de Três Marias, espaço destinado ao debate público no âmbito municipal. “As reuniões do PVE passaram a ser realizadas na Câmara Municipal, este ano. É um local interessante pois, além da maior visibilidade, coloca a educação na pauta e chama a atenção dos vereadores para o tema”, observa.

No evento, também foi discutida a implementação do Indique no município. Desenvolvido pelo Ministério da Educação e pela ONG Ação Educativa, a metodologia convida a própria comunidade a avaliar a escola a partir de uma série de eixos.

“A proposta do Indique, em um primeiro momento, gerou certa ansiedade entre os diretores de escolas e de algumas creches, porque mexe com toda a estrutura da escola e da instituição de educação infantil, envolvendo alunos, pais, professores e equipe da escola de um modo geral”, conta a secretária de Educação de Três Marias, Thais Kênia Castelo Branco Marciano. “Mas, com a capacitação oportunizada pelo PVE, as dúvidas foram esclarecidas. As escolas estão preparadas e estamos esperançosos com a avaliação, depois com o plano de ação e, consequentemente, com o resultado, a melhoria da educação de modo geral. A equipe está preparada e a Secretaria de Educação vai dar todo o suporte”, afirma.

Segundo a secretária, o Indique é uma ferramenta interessante porque avalia todos os eixos da escola, desde a parte pedagógica até a estrutura física e o ambiente educacional. Em Três Marias, a aplicação da metodologia de avaliação teve início ontem (23 de junho) e segue com reuniões em todas as unidades de ensino do município até o dia 3 de julho. “Em cada dia e em cada instituição terá uma pessoa da Secretaria de Educação para dar atenção e apoiar o processo”, afirma a secretária.

De acordo com Marciano, a iniciativa gera alguma ansiedade, pois, uma vez que se abre espaço para a comunidade escolar emitir sua opinião sobre a qualidade do ensino, é preciso garantir que as expectativas sejam atendidas. “Considero isso importante porque todos devem se comprometer com os resultados e as ações. Depois da avaliação, vamos apresentar o resultado, com os indicadores de cada instituição e com um plano de ação, para o prefeito e para o setor de planejamento da prefeitura. Desse modo, poderemos, a partir do ano que vem, começar a destinar os recursos para as áreas indicadas e, de fato, atender aos anseios da comunidade escolar”, explica.

Por Bernardo Vianna / Blog Educação

Fotos: Grupo de Mobilização do PVE de Três Marias

Nenhum comentário: