sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Comitê de Mobilização contribui para superação de desafios educacionais em Monte Formoso (MG)

Incentivar a comunidade e as famílias a se envolverem no cotidiano escolar e contribuir para a superação dos desafios educacionais do município são os principais objetivos do Comitê de Mobilização de Monte Formoso, localizado na região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Instituído durante a Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade em junho deste ano, o grupo de mobilizadores já tem apresentado bons resultados com sua atuação.

Com o apoio do Comitê de Monte Formoso, crianças e jovens
da cidade receberam bicicletas do programa A Caminho
 da Escola que estavam guardadas há quatro anos
Entre as conquistas do Comitê está a entrega das bicicletas disponibilizadas pelo programa A Caminho da Escola, do Ministério da Educação, que estavam guardadas há quatro anos pela Prefeitura Municipal. “Esta foi uma conquista singela, mas importante, fruto do trabalho conjunto entre as Coordenadorias de Defesa da Educação, dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CREDCA-VJM), da Coordenadoria Regional de Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do Mucuri (CIMOS-VMU) e da Promotoria de Justiça de Jequitinhonha, em conjunto com a população local, que acreditou na proposta da criação do Comitê de Mobilização e tem engendrado esforços no sentido da construção conjunta de tempos melhores àquele município”, comemorou o representante da CIMOS, Marcelo Vilarino.

Membros do Comitê de Mobilização foram apresentados à
comunidade da EE Manoel Souza Santos
Por meio de reuniões em escolas municipais, os integrantes do Comitê de Mobilização compilaram reinvindicações da comunidade escolar que foram entregues à Prefeitura de Monte Formoso. No dia 14 de julho, os mobilizadores se reuniram com os educadores da Escola Municipal Joaíma, e discutiram sobre soluções para os problemas da escola, como a reforma das instalações físicas, que deve contar com o apoio da comunidade. Foram explanadas, ainda, as metas e estratégias do grupo de mobilizadores e buscou-se o apoio dos profissionais da escola para as ações de incentivo à participação da comunidade e das famílias.

Familiares de alunos presentes no Dia "D", na EE Manoel
Souza Santos
Os desafios da Escola Estadual Manoel Souza Santos foram apresentados à comunidade local e aos familiares de alunos durante o Dia “D”, promovido pela instituição no dia 11 de julho. Na oportunidade, a diretora da escola e integrante do Comitê, Luziete Alves da Silva, expôs os resultados de avaliações diagnósticas realizadas pela equipe pedagógica da unidade de ensino, apontando índices de defasagem de aprendizagem e evasão escolar. A gestora também apresentou aos participantes os demais membros do Comitê de Mobilização de Monte Formoso, presentes na atividade.

Pais e mães de alunos conheceram as orientações da cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Como forma de auxiliar na superação das dificuldades da unidade de ensino, os familiares dos alunos foram orientados a participar mais e melhor da vida escolar.  Divididos em grupos nas salas de aula, os mais de 380 participantes da atividade dialogaram com os mobilizadores sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Ao fim do evento, foram homenageados os pais e mães de alunos mais participativos na escola. “Foi um dia muito agradável, em que houve participação efetiva grande dos pais”, destacou a diretora Luziete.

Com informações de Luziete Alves da Silva, mobilizadora social pela Educação em Monte Formoso (MG), e de Marcelo Vilarino, representante da Coordenadoria Regional de Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do Mucuri (CIMOS-VMU). 

Nenhum comentário: