sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Municípios celebram Dia e Semana de Mobilização Social pela Educação

No dia 19 de setembro e durante a semana em que incide a data, diversos municípios brasileiros comemoram o Dia e a Semana de Mobilização Social pela Educação. As datas foram instituídas por meio de leis municipais ou estaduais, que foram articuladas, em sua maioria, pelos Comitês de Mobilização locais.

Palestras sobre a importância da interação família-escola
estão na programação da 6ª Semana de Mobilização em
Pindamonhangaba
“A proposição de instituir o Dia de Mobilização no dia 19 de setembro nos vários municípios é uma homenagem à data do nascimento do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira e personalidade de destaque na educação popular, voltada tanto para a escolarização quanto para a formação de consciência. Inspirados nessa tomada de consciência proposta pelo patrono da educação brasileira é que milhares de mobilizadores e mobilizadoras vêm se mobilizando para garantir uma educação de qualidade como direito de todas e todos”, explica a coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação, Ivanete Oliveira dos Santos.

Entre as cidades que celebram a data neste sábado (19) e durante esta semana, estão Belo Horizonte (MG), Pindamonhangaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Capivari de Baixo (SC), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Araucária (PR), Coronel Pilar (RS), Natal (RN), Santo Antônio (RN) e Itajaí (SC). 

Acesse aqui todas as localidades que aprovaram leis que instituíram Dia e/ou Semana de Mobilização Social pela Educação.

Dia de Mobilização Social pela Educação em Belo Horizonte (MG)


O Comitê de Mobilização de Belo Horizonte vem realizando, desde dia 12 de setembro, uma série de atividades com o intuito de divulgar o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação na cidade, a ser celebrado amanhã, dia 19. As atividades relativas à data vão se estender até o dia 24 de setembro, quando os membros do Comitê de BH vão participar de Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação na Câmara Municipal.


Semana de Mobilização Social pela Educação em Pindamonhangaba (SP)


Convite para a 6ª Semana de Mobilização em Pindamonhangaba
Em Pindamonhangaba, as ações da 6ª Semana da Mobilização Social pela Educação se iniciaram no dia 13 de setembro e vão até o dia 22 deste mês e são promovidas pelos mobilizadores com o apoio da Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC) e da Secretaria Municipal de Educação. Neste sábado (19), os mobilizadores vão se reunir com a comunidade na Praça da Cascata, onde serão distribuídos exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Também são distribuídas cartilhas elaboradas pela FUNVIC com
base nas orientações da Cartilha Acompanhem a vida escolar
dos seus filhos,
 produzidas pelo MEC
“De acordo com nossa programação, estamos entregando as cartilhas nas escolas aos alunos e também em reunião com os pais. A cartilha orienta os pais a participarem ativamente da vida escolar de seus filhos, incentiva a participação no Conselho de Pais, a verificarem a proposta pedagógica da escola, a merenda escolar, enfim, tudo o que envolve uma educação com excelência”, relatou a mobilizadora e representante da FUNVIC, Simone Braça.

Confira a programação da 6ª Semana de Mobilização em Pindamonhangaba.

Nenhum comentário: