sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Oficina reforça ações de incentivo à interação família-escola em Teixeira de Freitas (BA)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores em
Teixeira de Freitas (BA)
As ações desenvolvidas nas escolas de Teixeira de Freitas, na Bahia, com o intuito de fortalecer o vínculo entre famílias, educadores e comunidade foram reforçadas com a realização da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, nos dias 6 e 7 de agosto. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas (SMEC), em parceria com a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC).

Luiza Catarina, representante do PMSE/MEC (à esq.) e
representantes da SMEC de Teixeira de Freitas
Entre seus objetivos, a atividade de formação na cidade baiana teve como finalidade complementar a atuação do programa SMEC na Escola, que busca aproximar a Secretaria de Educação e a comunidade escolar. As exposições do evento foram conduzidas pela representante do PMSE do Ministério da Educação, Luiza Catarina de Sousa Carvalhal, que, entre outros dados, apresentou informações sobre a Educação no Brasil e no município, as estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação e exemplos de sua implementação em diversas localidades.

Educadores, lideranças comunitárias e religiosas, membros
de conselhos municipais e agentes de saúde estiveram
entre os participantes da formação
Além dos mobilizadores teixeirenses, participaram da Oficina representantes dos municípios baianos de Itanhém, Prado, Alcobaça, Porto Seguro e Mucuri. Entre os participantes, a formação reuniu educadores, lideranças religiosas, membros de conselhos municipais, de associações comunitárias e de organizações não governamentais, bem como agentes de saúde e bombeiros. O evento contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Educação e Cultura, Ariosvaldo Alves Gomes, e da diretora pedagógica do município, Eliene Costa.

Com base nas informações recebidas durante a Oficina, os participantes foram orientados a elaborarem Plano de Ação de acordo com o público e a comunidade em que se encontram inseridos, priorizando ações junto a famílias de alunos com maior vulnerabilidade social. 

Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores em Teixeira de Freitas no site da Prefeitura Municipal

Fotos: Site da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas-BA

Nenhum comentário: