quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Avanços da Mobilização: Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí.


Piauí:
No estado, o trabalho está começando, com a divulgação do projeto junto aos padres e voluntários da igreja católica e em algumas escolas. Os próximos passos incluem Articular a Mobilização com as Pastorais da Igreja Católica e a divulgação junto às demais Igrejas Cristãs, formação dos comitês, fortalecimento dos comitês onde já estão formados, formação de multiplicadores e conscientização das famílias sobre a cartilha e sobre seu papel de participação na vida escolar dos filhos.

Pará:
Em Belém já existe um grupo articulado, chamado de pré-comitê da mobilização, composto por representantes de igrejas, secretarias estadual e municipal de educação, conselhos estadual e municipal da educação, representantes de pais, do Ministério Público, ONG's e professores, entre outros. Esse grupo está se ampliando e integrando outras iniciativas surgidas no interior do estado, como Abaetetuba.

Maranhão:
O Plano de mobilização já foi discutido pela Pastoral da Educação em 10 dioceses, principalmente para professores da rede pública de ensino. Nos dias 9 e 10 de Dezembro será realizada oficina na cidade de Santa Inês, reunindo cerca de 100 lideranças e voluntários que atuam em projetos sociais de todo o estado, organizada em conjunto pelas igrejas católica e Presbiteriana Independente. Nessa oficina, será elaborado um Plano de Ação, visando a acelerar a implantação do projeto, com especial atenção aos municípios com os mais baixos IDEBs, já incorporando os novos mobilizadores no trabalho.

Rondônia:
O Plano de Mobilização foi lançado em Setembro em Porto Velho, em parceria com o Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação. A fase atual é de divulgação das ações e formação de Comitês na regional que abrange Acre e Sul do Amazonas. Isso envolve a busca de parceiros como ONG's, Unicef, Undime, além de organizar reuniões específicas de pais para apresentar a cartilha.




Nenhum comentário: