terça-feira, 18 de novembro de 2008

Como as famílias podem cooperar?

Na tarde do dia 11, a cidade de Curitiba no Paraná foi palco para o lançamento do Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação. A proposta é sensibilizr as famílias para a importância de participar da educação dos filhos, atuando dentro de casa e se aproximando mais da escola. Considerando experiências nacionais e internacionais que apontam que essa participação melhora o rendimento dos estudantes, espera-se, com essa ação, aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica aumente no país até 2022. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas do estado envolvidas nas diferentes áreas da educação e de diferentes denominações religiosas. O evento contou ainda com a presença de autoridades políticas e religiosas locais como o bispo da diocese Anglicana de Curitiba Dom Naudal Gomes, o coordenador do MOVEC de Curitiba padre James Dalalasta, o presidente da UNDIME Carlos Sanches, o sacerdote Carlos Chequim da pastoral da educação da CNBB, a diretora da Secretaria da Educação Básica, Cleuza Repulho, a assessora especial do Ministro da Educação, Linda Goulart e entre outros.

Segundo o presidente do fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, Romeu Miranda, o primeiro passo para atingir a meta de alfabetização é criar a preocupação na sociedade e mostrar aos pais como saber se o seu filho está aprendendo. Sanches também seguiu este raciocínio e foi mais a frente. "Pela primeira vez, está acontecendo uma revolução na educação no Brasil, porque foram estabelecidas metas com prazo. O passo que estamos dando é grande, mas se abraçarmos esta causa sanaremos pelo menos um pouco da dívida que temos com as crianças brasileiras".

A assessora Linda Goulart alertou os participantes que, no trabalho com as famílias, devemos mostrar que medidas simples podem dar ótimos resultados. como orientar as crianças a fazerem o dever de casa, lerem algo todos os dias, não faltarem às aulas e serem pontuais, por exemplo. "Se usarmos os recursos da igreja, como uma fala do pastor ou do padre no momento do culto ou da missa para alertar os pais sobre sua responsabilidade com a educação dos filhos, teremos bons resultados", conclui.
Já a diretora da SEB, Cleuza Repulho, explicou o que é o PAR - Plano de ações Articuladas, que todos os municípios e estados devem fazer para receberem assistência técnica e financeira do Ministério da Educação. "O PAR é importante porque é um instrumento de gestão, também. Ele é elaborado com base em diagnóstico da situação e suas ações são voltadas para priorizar os pontos principais da administração das redes".

O programa prosseguiu com uma oficina de capacitação de lideranças que se dispuseram a trabalhar com suas comunidades, atuando como mobilizadores e multiplicadores.

Nenhum comentário: