O Ministério da Educação, em parceria com a Undime - União dos Dirigentes Municipais de Educação, realizou uma série de encontros regionais com a participação de secretários de educação de educação de quase todos os municípios brasileiros. o objetivo foi apresentar os principais programas voltados para melhorar a qualidade da educação que podem ser acessados pelos municípios e as formas de acessá-los e implementá-los.
Em todos os encontros foi apresentado o Plano de Mobilização Social pela Educação e discutida a importância do envolvimento das escolas - diretores, professores, demais profissionais da educação na mobilização das famílias de seus alunos, promovendo, efetivamente, a parceria família-escola. Na ocasião foram apresentados estudos nacionais e internacionais mostrando o impacto na aprendizagem e desempenho dos estudantes quando a família está de fato envolvida no processo.
Os municípios interessados foram convidados a imprimir e distribuir para as famílias a cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus Filhos", principal instrumento que está sendo utilizado na mobilização. Os interessados terão sua logomarca inserida na publicação.
Até o momento, foram registradas as seguintes adesões:
- BA: Prado
- MG: Belo Horizonte; Caratinga; Cedro do Abaeté; Conselheiro Lafaiete; Oliveira; Rio Pardo de Minas; São Joaquim de Bicas
- MS: Dois Irmãos do Buriti
- MT: Cuiabá; Querência;
- PB: Monteiro; Patos
- PE: Pombos
- PR: Capanema; Francisco Beltrão; Matelândia; Tomazina
- RN: Alto do Rodrigues; Riacho da Cruz
- RS: Barao de Cotegibe; Cacique Doble; Colorado; Itatiba do Sul
- SC: Águas de Chapecó; Formosa do Sul, Lages, Salete,
- SP: Araçariguama; Bauru; Capivari; Echaporã; Ipuã; Itariri; Tupi Paulista
- TO: Fátima; Palmas
Um comentário:
O sonho de um Brasil gigante pela sua própria natureza vai se tornando uma realidade cada vez mais sensível. A mobilização pela educação se torna um dos veículos mais importantes para essa consciência. Quando um povo começa levar a sério a sua educação, sua imagem se torna mais verdadeira e mais identificada com aquilo que se diz ser.
Não podemos parar.
A MOBILIZAÇÃO VAI CHEGAR LÁ.
Postar um comentário