quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ilhéus amplia Mobilização no Sul da Bahia


Integrante do Comitê de Mobilização Social pela Educação da Bahia, a pedagoga Núbia Batista da Silva tem intensificado as ações, no município de Ilhéus e região, direcionadas ao envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos. Esse empenho será reforçado nas próximas semanas com o envio, por parte do Ministério da Educação (MEC), de exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. O material subsidiará o trabalho local de reflexão junto às famílias, quanto à importância da participação na trajetória escolar dos estudantes, para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas unidades da rede pública de ensino.

Tendo em vista a ascendência de Núbia Batista, que é índia Tupinambá, a pedagoga tem concentrado sua atuação, entre outras temáticas ligadas à educação, aos assuntos pertinentes à formação escolar das comunidades indígenas. Do mesmo modo, tem reforçado as divulgações referentes à Mobilização Social pela Educação.

Nesta semana, ela participa da Conferência Estadual de Educação, realizada na Escola Parque, no bairro da Caixa D'Água, em Salvador. O evento teve início na noite da terça-feira, 24 de novembro, e se estende até o dia 27. Durante a programação desta quinta-feira (26), ela deverá acompanhar as discussões referentes à Educação Escolar Indígena e Territorialidade. O tema integra os debates sobre Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Durante esta atividade ela deverá propor que a disseminação da Mobilização Social pela Educação seja feita tanto aos professores indígenas, quanto nas aldeias. “Nosso desafio é incluir as escolas indígenas na avaliação do Ideb”, pondera a pedagoga.

No início do mês de novembro, no dia 05, a pedagoga aproveitou sua participação na Reunião da Câmara Temática de Educação, realizada em Itabuna, para planejar, em conjunto com os demais participantes do evento, ações de Mobilização Social pela Educação direcionadas às famílias de 26 municípios que compõem o Território da Cidadania Litoral Sul. A câmara Temática da Educação possui coordenação colegiada com o Fórum de Educação do Campo e o Fórum de Debates da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sediada em Ilhéus.

Nos dias 20 e 21 de outubro, a mensagem sobre a Mobilização foi divulgada aos participantes da Oficina Territorial de Educação - Políticas Educacionais: Desafios e Perspectivas, também realizada em Ilhéus, no Barra Vento Praia Hotel. Participaram desta oficina 54 representantes de entidades da sociedade civil, religiosas e de órgãos governamentais de 16 cidades do Sul e Baixo Sul da Bahia.

Ainda no mês de outubro, entre os dias 15 e 17, a pedagoga mobilizou os participantes do Fórum de Estadual de Educação Indígena, realizado na cidade de Pau Brasil, na Aldeia Indígena Caramuru. O evento serviu de espaço para discussão sobre as políticas públicas especificamente direcionadas a essa modalidade do ensino. Como resultado das reflexões promovidas durante o Fórum, foi proposta pelos participantes a realização de uma atividade de capacitação, de caráter estadual, referente à Mobilização Social pela Educação e que envolva escolas e populações indígenas da Bahia.

Atualmente, vivem, na Bahia, descendentes de 14 etnias indígenas: Pankararé, Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe, Kaimbé, Kiriri, Kantaruré, Tumbalalá, Tupinambá, Tuxá, Xucuru Kariri, Pankaru, Tupan, Atikum e Arikobé. O encontro, sediado no Município de Pau Brasil (13.048 habitantes, IDH 0.6), onde está localizado o território do povo Pataxó Hã Hã Hãe, foi a primeira iniciativa voltada à construção coletiva de uma política pública direcionada às especificidades da educação intercultural para estes povos.

Com informações de Núbia Batista da Silva, integrante do Comitê de Mobilização da Bahia.

Um comentário:

Unknown disse...

A pedagoga Núbia Batista está de parabéns! O trabalho que realiza, com as comunidades indígenas,no município de Ilhéus é fundamental para ascender a educação nesses povoados que, por sua vez, devem ser carentes de educação. Os índios Tupinambás devem estar orgulhosos de sua descendente Núbia, que se dedica em prol da melhoria do conhecimento e integração à educação dos indígenas que vivem no município.
Em todo o Brasil existem comunidades, periferias, dentre outras camadas da sociedade que precisam ser estimuladas pela educação. O projeto de Mobolização Social que a pedagoga iniciou em Ilhéus vai proporcionar grandes conquistas para vida escolar dessas tribos.

Leandro Martins