quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mobilização alcança novas comunidades em Franca/SP


O mês de outubro foi marcado por duas importantes atividades de Mobilização Social pela Educação realizadas na cidade de Franca, no estado deo Paulo. Nos dias 05 e 06 de outubro, as ações envolveram integrantes de comunidades escolares e religiosas.

No dia 06 de outubro, professores, coordenadores e as famílias de alunos das escolas pertencentes à Diretoria de Ensino de Franca participaram de um encontro realizado nas dependências do Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF). A atividade foi coordenada pelos integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Franca, em parceria com a equipe da Pastoral da Educação.

Tendo com tema central “A Transformação pessoal”, a programação do encontro contou a participação da psicóloga da cidade de Orlândia, Esther Serrano Francischini, que proferiu palestra sobre "Bullying*1 - O que é e como lidar no ambiente escolar".


A abordagem, segundo a mobilizadora de Franca, Nize Lane Soares do Couto Rosa, é muito importante na atualidade, pois, o Bullying tem sido fator predominante, não só nas escolas como em outros ambientes onde nossas crianças, adolescentes e jovens têm frequentado.

“Ele é uma das grandes causas, não só da indisciplina, como também da não aprendizagem. É necessário que todos os envolvidos com a educação - diretores, coordenadores, professores, funcionários e pais - fiquem atentos a estas manifestações, pois, pela repetição e intensão, o Bullying revela uma violência que está sempre ocorrendo nos grupos sociais e, muitas vezes, passa despercebido”, pondera.

Nize Lane lembra, ainda, em relação ao contexto da preocupação com a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que a abordagem sobre o tema ofereceu esclarecimentos muito importantes aos participantes. “Pode-se melhorar a educação quando se observa o porquê do aluno não estar aprendendo e as dificuldades do estudante em assimilar o que lhe é ensinado ou transmitido”, reflete.

Mobilização na igreja

No dia 05 de outubro, a professora Nize Lane participou da reunião promovida com as famílias que integram a paróquia Nossa Senhora das Graças, também em Franca. A atividade foi realizada a convite do pároco Frei Antônio Benedito Stefani.

Participaram da reunião representantes das pastorais e dos movimentos e grupos de catequese. Durante o encontro a professora expôs as diretrizes do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação, destacando que esse projeto foi construído, inicialmente, a partir do Plano elaborado pela igrejas cristãs.


A professora ressaltou às famílias a importância da presença dos pais na trajetória de estudos dos filhos. Os pais fizeram vários questionamentos, demonstraram entusiasmo para divulgar o Plano de Mobilização em suas comunidades, manifestaram encantamento em relação ao conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos e fizeram declarações de reconhecimento quanto à responsabilidade das famílias em relação ao aproveitamento escolar.

Frei Dito, como é carinhosamente chamado pelos paroquianos, já participou de várias reuniões e encontros realizados pelo Comitê de Mobilização de Franca, juntamente com a equipe Diocesana da Pastoral da Educação. É um grande adepto e incentivador do Plano de Mobilização Social pela Educação.

*1 Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Com informações da professora Nize Lane, do Comitê de Mobilização de Franca/SP

Nenhum comentário: