terça-feira, 3 de novembro de 2009

Motivação de professores é estratégia de Iporã do Oeste/SC para manter Ideb elevado



O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) registrado nas escolas municipais de Iporã do Oeste, em Santa Catarina, no ano de 2007, foi de 6,5 nos iniciais do Ensino Fundamental. Nas séries finais, o índice foi de 5,4. O patamar é atribuído pelo secretário Municipal de Educação, Desporto, Cultura e Turismo, Nereu José Barth, entre outros fatores, ao compromisso por parte dos professores em relação à educação e às ações de apoio e estímulo direcionadas pelo órgão aos docentes, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino oferecido nessas unidades.

Com cerca de 8 mil habitantes, a cidade conta com duas escolas municipais que possuem turmas de 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental e outras duas que oferecem Educação Infantil. Cerca de 1010 alunos são atendidos nessas unidades.

Para explicar o Ideb elevado, o secretário pontua a reserva de horário para planejamento das aulas como fator preponderante. “20% da carga horária são destinados para que o professor pense sobre o conteúdo a ser trabalhado e elabore seu planejamento. Essa atividade é feita na escola, durante o horário de aula. Enquanto o professor faz esse programa, seus alunos são acompanhados por outros professores no desenvolvimento de conteúdos sobre Língua Inglesa, Informática e Artes, entre outros”.

Outros fatores de incentivo aos professores e que resultam na boa qualidade do ensino, segundo Nereu José Barth, são a estrutura de funcionamento disponibilizada pela Secretaria de Educação às escolas e a motivação para envolvimento dos docentes em atividades que atraiam a atenção e a participação das famílias para o cotidiano escolar dos alunos.

Na última semana, cerca de 400 pais e mães participaram da Noite Cultural promovida pela Secretaria de Educação para incentivar, entre outras finalidades, a ambientação das famílias com o cotidiano da escola. Durante a atividade, além de acompanhar a programação festiva, as famílias foram conscientizadas a respeito da importância da participação na trajetória escolar dos filhos para o aproveitamento do ensino. “Em atividades semelhantes a essa percebemos que as famílias se sentem ‘mais em casa’, ou seja, mais a vontade com o ambiente escolar”, reflete o secretário.

Avaliação da Prova Brasil em Iporã do Oeste

O Ideb é um indicador calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - para as unidades da federação e para o país -, e da Prova Brasil – para os municípios. O levantamento de dados estatístico-educacionais do Censo Escolar, as avaliações do Saeb e da Prova Brasil são realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Em 2007, o conjunto de escolas municipais de Iporã do Oeste obteve médias acima da nacional na avaliação da Prova Brasil.

Na 4.ª série, 49 alunos de escolas municipais participaram da avaliação. Eles registraram média 212,63, em Língua Portuguesa, e de 252,96, em Matemática. A média brasileira para a 4.ª série das escolas municipais daquele ano foi de 172,35, em Língua Portuguesa e de 190,06, em Matemática.

Na 8ª série, 45 estudantes fizeram a Prova Brasil em Iporã do Oeste, no ano de 2007. Em Língua Portuguesa, eles obtiveram média 267,07 e, em Matemática, 278,99. A média brasileira dos alunos da 8.ª série das escolas municipais, em 2007, foi de 226,15, em Língua Portuguesa e de 237,58, em Matemática.

Os indicadores educacionais, de acordo com os dados disponibilizados pelo Censo Escolar no período de divulgação dos resultados da Prova Brasil, em 2007, apontaram que o município alcançava 97,7 % de aprovação dos alunos.

O Censo Escolar registrava, ainda, que 96,9 % dos docentes possuíam formação em nível superior e que a taxa de distorção idade-série era de 8,4%.

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