quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lideranças da Mobilização apresentam balanço de ações

Justificar

Mobilizadores que representam diversos estados do Brasil participam, nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12 de novembro, do Encontro de Lideranças do Plano de Mobilização Social pela Educação. O evento é realizado em Brasília, com o objetivo de promover espaço para o levantamento e a troca de informações referentes às atividades que vêm sendo desenvolvidas em todo o País para conscientização das famílias a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Por meio da troca de experiências, os representantes de cada estado podem avaliar as formas de mobilização que vêm sendo aplicadas em outras regiões do País e, do mesmo modo, verificar a possibilidade de replicação dessas boas práticas em suas localidades.

Neste primeiro dia de atividades, as exposições são referentes às ações realizadas nos estados de São Paulo, do Pará, Paraná, Rio de Janeiro, de Minas Gerais, da Paraíba, do Amazonas e da Bahia. Na quinta-feira, será a vez dos estados de Goiás, do Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, de Roraima, Alagoas e do Distrito Federal apresentarem seus balanços de ações voltadas à Mobilização Social pela Educação.

Entre vários destaques de atividades apresentados pelas lideranças neste primeiro dia do Encontro, os grupos que fizeram exposições foram unânimes em ressaltar a ampliação da Mobilização Social pela Educação em todo o País. O alcance da Mobilização foi apontado, ainda, como instrumento para superação dos desafios que têm refletido nos registros do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em cada região.

Lideranças da Mobilização em Franca e Restinga, no estado de São Paulo, Nize Lane Soares do Couto Rosa, sugeriu aos colegas participantes do Encontro uma reflexão sobre a relação entre o crescimento da Mobilização e o compromisso dessas ações com a melhoria da qualidade da educação. “Vamos buscar o equilíbrio entre o crescimento do trabalho e a melhoria do ensino. Vamos direcionar nossas ações de modo que os resultados apareçam na próxima avaliação do Ideb”, ponderou Nize Lane.



Um comentário:

Unknown disse...

O Encontro de Lideranças é um evento de extrema importância para avalização das ações e dos avanços da mobilização em todo o Brasil! Certamente, todos os envolvidos no projeto, voltam para seus respectivos Estados, com maior garra, idéias e estratégias para alargar as fronteiras da mobilização! Acredito que estamos cooperando com o história da Educação em nosso país. Parabéns a todos, e que sigamos em frente sabendo que o nosso trabalho não é vão. Késia Mesquita