terça-feira, 29 de julho de 2014

Comitê de Bento Gonçalves (RS) amplia mobilização da comunidade pela Educação

Encontro do Comitê de Bento Gonçalves reuniu
representantes de diversos segmentos sociais
(foto: Blog da 16ª CRE/RS)
Com o intuito de divulgar as ações do Comitê de Bento Gonçalves (RS) e conquistar novas adesões, membros do grupo de mobilizadores da cidade gaúcha promoveram, no dia 28 de maio, reunião com representantes de diversos segmentos sociais. Realizado no Centro da Indústria e Comércio (CIC), o encontro contou com exposições conduzidas pelo Juiz de Direito do Juizado da Infância e Juventude, Rudolf Reitz, que também integra o Comitê local.

“A ideia do evento foi divulgar um pouco nosso Comitê e explicar qual seu objetivo, pois muitas entidades não conheciam o grupo. A ideia também é ampliar as parcerias, pois vamos precisar do envolvimento de vários segmentos sociais e entidades”, explicou o Juiz.

Durante a atividade, Rudolf apresentou as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e apontou ações que já vêm sendo desenvolvidas em Bento Gonçalves com a finalidade de aproximar escola e comunidade, como o trabalho do Pelotão Curumim do Exército, do Ministério Público, através da Associação Educare, e da Patrulha Escolar feita pela Brigada Militar. “Faço aqui um chamamento para um engajamento maior da sociedade na melhoria da educação como um todo”, disse. 

Membros do Comitê de Mobilização de Bento Gonçalves
A integrante do Comitê e diretora da Escola Estadual Anselmo Luigi Piccoli, Tania Ducatti Sasso, ressaltou, por sua vez, a importância de ver a educação como um compromisso de todos. Destacou, ainda, o papel da escola pública, suas competências e atribuições. O encontro contou também com palestra realizada pela assistente Social Tania Comim, que abordou as diversidades e desafios do trabalho com as famílias. 

Entre os participantes, estiveram presentes na reunião representantes do Judiciário, da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Municipal de Educação, do Ministério Público, da Associação Educare, das polícias Civil e Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do CIC e dos centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacris), além de membros de conselhos escolares e de conselhos de Pais e Mestres (CPM). 

De acordo com o Juiz de Direito Rudolf Reitz, com o apoio conquistado durante o encontro, o Comitê pretende promover ações nas escolas estaduais e municipais. 

Com informações de Rudolf Reitz, mobilizador social pela Educação em Bento Gonçalves (RS) e do blog da 16ª CRE/RS

Nenhum comentário: