segunda-feira, 21 de julho de 2014

Mobilização Social pela Educação avança na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade vêm sendo reforçadas nos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, São Gonçalo e Mesquita, localizados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ). Como resultado de encontros em escolas, reuniões com conselhos escolares e oficinas de formação de mobilizadores, entre outras ações, cada vez mais famílias e membros da comunidade vêm sendo mobilizados em prol da melhoria da qualidade da educação.

Ao longo desta semana, o Blog da Mobilização vai divulgar ações desenvolvidas na região. Começamos, nesta segunda, com as atividades realizadas em Belford Roxo.

Belford Roxo

Orientações da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos
seus filhos
expostas em mural no CIEP Casimiro
Meireles, em Belford Roxo
Criatividade para divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e apoio para formação de agentes mobilizadores têm marcado as ações de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas na cidade fluminense de Belford Roxo. No Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Municipalizado Casimiro Meireles, os educadores vêm utilizando os murais da escola para expor as orientações da publicação e incentivar a participação das famílias.

“Trechos da cartilha são contextualizados nos murais, onde orientações pedagógicas são apresentadas às famílias, esclarecendo o que os responsáveis podem desenvolver em casa para potencializar as ações dos professores em sala de aula”, explicou o mobilizador David Arcenio.

Além da exposição nos murais, no dia 21 de maio, a instituição promoveu grande reunião com os pais e responsáveis de alunos, durante a qual foram distribuídos cerca de 500 exemplares do material.

Outra unidade de ensino de Belford Roxo que tem investido na mobilização de pais e educadores é o Colégio Estadual Santa Amélia (CESA). A instituição elaborou o Projeto Interação Família-Escola-Comunidade, que vem sendo desenvolvido ao longo de todo o ano.

“A escola pública não deve ser apenas mais um prédio na cidade, ela precisa ser um centro irradiador de conhecimento e formação comunitária. A interação com a comunidade em seu entorno, bem como a presença dos responsáveis pelos alunos no seu cotidiano, agrega valor à educação produzida na escola a partir da soma dos saberes. A escola precisa dar o primeiro passo para a implementação da interação com as famílias dos educandos”, afirma a apresentação do Projeto do Colégio.

Entre as atividades promovidas pelo CESA estão reuniões com os familiares, exposição dos trabalhos dos alunos e palestras direcionadas aos familiares e educadores.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Autoridades locais participaram da Oficina de Formação
de Mobilizadores em Belford Roxo
No dia 15 de abril, professores, pais e mães de alunos, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), líderes comunitários e religiosos, entre outros, participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Belford Roxo. Promovida em conjunto pelo Comitê de Mobilização da Baixada Fluminense e pela Semed, a formação contou com exposições conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Sérgio Benedito Maia.

Participantes da formação de mobilizadores
Durante a Oficina, foram apresentadas informações sobre a Educação no Brasil, os fundamentos da interação família-escola, bem como as orientações, metas e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação. Ao final do evento, foi formado grupo de trabalho para elaborar Plano de Ação com base nos dados fornecidos na capacitação e adaptado à realidade socioeducacional do município.

De acordo com o representante do PMSE/MEC, a Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo se mostrou disposta a liderar as ações de incentivo à interação família-escola na cidade. “Há um interesse muito grande da Secretaria de Educação para ser a protagonista e articular as ações de mobilização”, apontou.

Nenhum comentário: