segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dia e Semana de Mobilização Social pela Educação

Mobilização Social pela Educação é tema de atividades em diversos municípios nesta semana

19 de setembro: o dia e a semana em que incide a data são marcados, em diversos municípios brasileiros, por celebrações do Dia e/ou Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação. Escolhida em homenagem ao aniversário do educador Paulo Freire, a data faz parte do calendário oficial de diversas cidades e tem como objetivo promover ações de incentivo à interação entre familiares, educadores, alunos e comunidade.

Confira abaixo a programação de algumas cidades que comemoram, nesta semana, o Dia e/ou Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação. A lista completa das localidades que instituíram a data por meio de lei pode ser acessada aqui

Pindamonhangaba (SP)

A abertura da 5ª Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba foi realizada neste domingo, 14 de setembro, em instituições religiosas da cidade. Na igreja evangélica Assembleia de Deus a palestra que deu início aos trabalhos da Semana foi conduzida pela mobilizadora e representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino. A abertura na igreja Vida Cristã, por sua vez, contou com a presença da coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos.

Para hoje, dia 15 de setembro, a programação da 5ª Semana de Mobilização de Pindamonhangaba prevê homenagem na Câmara dos Vereadores da cidade às instituições mobilizadoras que têm apoiado a atuação do Comitê local, que também conta com a participação da coordenadora Ivanete. Até o fim da semana, atividades de incentivo ao envolvimento das famílias no cotidiano estudantil serão desenvolvidas nas escolas e junto à comunidade. O encerramento das ações será realizado no sábado, 20 de setembro, com passeata e concentração na Praça da Cascata.

Região do Seridó Potiguar

Nove cidades da região do Seridó do Rio Grande do Norte – Currais Novos, Florânia, Tenente Laurentino, Parelhas, Equador, Caicó, Acari, Cruzeta e Jardim do Seridó – promovem, a partir desta segunda (15) até sexta-feira (19), a 3ª Semana de Mobilização Social pela Educação.

De acordo com a coordenação geral da Semana, os eventos serão sediados nas cidades de Caicó, Currais Novos, Acari e Parelhas e as outras cidades se deslocarão para os municípios polos. Organizada pelo Comitê regional em parceria com a coordenação do Projeto Educar para Promover uma Cultura de Paz, da Diocese de Caicó, a Semana conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e das Diretorias Regionais de Ensino (DIRECs) de Caicó e Currais Novos.

Em cada cidade-sede, a programação da Semana de Mobilização no Seridó inclui seminários com representantes dos conselhos escolares das redes municipais e estadual de ensino dos nove municípios. Além de discutir o papel dos conselhos escolares, os seminários incluirão debates sobre a democratização da Educação e sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

Araucária (PR)

Em Araucária, no Paraná, as ações da Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação são organizadas pelo Comitê de Mobilização local. Iniciadas nesta segunda-feira, 15 de setembro, com abertura na Câmara de Vereadores, as atividades se estendem até sábado (20), com evento no Complexo do CAIC localizado no Bairro Jardim Califórnia.

A programação da Semana no município paranaense prevê, entre outras atividades, prestações de serviço nas áreas de Educação, Saúde e Assessoria Jurídica. A comunidade será incentivada a participar, também, de apresentações culturais e artísticas e de brincadeiras, realizadas com o intuito de atrair a família para o ambiente escolar.

Uberlândia (MG)

A cidade mineira de Uberlândia comemora, pela primeira vez, na sexta-feira, 19 de setembro, o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação. Instituído pela Lei Municipal 11.360, de 16 de maio de 2013, o Dia da Mobilização será comemorado com evento na unidade de Uberlândia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que contará com a presença da secretária Municipal de Educação, Gercina Novaes Santana; do vereador autor da Lei, Adriano Zago; e da psicóloga e presidente da ONG Pontes de Amor, Sara Vargas.

Vão participar da atividade, ainda, diretores, professores e demais mobilizadores que estiveram presentes na Oficina realizada na cidade em agosto

Rio de Janeiro (RJ)

O Comitê de Mobilização Social pela Educação do Estado do Rio de Janeiro promove, durante o Encontro Fluminense de Mobilização Social, no dia 19 de setembro, a celebração do 2º Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro.

“A comemoração será feita num painel com a apresentação de ações concretas realizadas nos municípios alcançados pela Mobilização no Rio de Janeiro”, informou Sérgio Benedito Maia, liderança da Mobilização no Rio de Janeiro e representante do PMSE no Ministério da Educação. A ação será realizada no Auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ) e inclui também homenagem ao educador Paulo Freire.

“Um dia para fortalecer a nossa luta pela melhoria da Educação, pela melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e pela interação família-escola-comunidade. Um dia para mostrar o trabalho de milhares de educadores do município e de todo o estado do Rio de Janeiro. Venham se juntar a essa data festiva e de luta, conquistada pelos mobilizadores locais”, convidou o mobilizador David Arcenio. 

Confira outras localidades que instituíram, por meio de lei, Dia ou Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação.

Nenhum comentário: