terça-feira, 23 de setembro de 2014

Santa Inês (MA) promove Dia da Mobilização Social pela Educação

Atividades do Dia da Mobilização Social pela Educação em
Santa Inês foram realizadas na EM Maria Martins Bringel
Com o intuito de mobilizar as famílias e a comunidade pela melhoria da Educação, o Comitê de Santa Inês (MA) realizou, no dia 12 de setembro, as comemorações do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação. Celebrado oficialmente no dia 10 de setembro, como estabelece a Lei Municipal nº 482 de 20 de julho de 2009, o Dia de Mobilização contou com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês. 

Membros do Comitê de Santa Inês (MA) organizaram as ações
do Dia de Mobilização
As atividades do Dia de Mobilização Social pela Educação do município maranhense foram promovidas na Escola Municipal Maria Martins Bringel. Além de pronunciamentos do prefeito Ribamar Alves e da secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Sousa Costa, a programação do evento incluiu apresentação conduzida pela integrante do Comitê local, Linete de Jesus Colares Nogueira. 

Durante o Dia, pais, alunos, professores e gestores das escolas públicas de Santa Inês participaram de atividades sobre a importância da participação das famílias na trajetória escolar. Também foram promovidas ações em parceria com a secretaria de Saúde, como vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 



Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores em
Santa Inês (MA)
A realização do Dia da Mobilização e de outras ações que têm contribuído para aproximar familiares e educadores em Santa Inês foram impulsionadas pela Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação recebida pela cidade em abril deste ano. Promovida com o objetivo de reforçar a atuação do Comitê local e conquistar novas adesões e parcerias, a formação foi organizada por integrantes do grupo de mobilizadores em parceria com a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC). 

As exposições do evento de capacitação foram conduzidas pelo representante do PMSE/MEC, Sérgio Benedito Maia, que ressaltou a importância do trabalho contínuo junto a familiares e educadores realizado pelos mobilizadores santa-inesenses.  

Representante do PMSE/MEC, Sérgio Maia (centro), conduziu
as exposições da Oficina
“É louvável perceber que, desde 2010 até os dias de hoje, as ações do Plano de Mobilização Social pela Educação foram mantidas em Santa Inês por um grupo de voluntários engajados com a causa da melhoria da Educação e do fortalecimento da interação família-escola-comunidade. A realização da Oficina veio reforçar a atuação das várias lideranças que estão surgindo e reconhecer o esforço e dedicação daquelas que já vinham atuando no município”, destacou. 

Além de mobilizadores de Santa Inês, a Oficina contou com a participação de representantes dos municípios maranhenses de Olho d’Água das Cunhãs, Monção, Tufilândia, Santa Luzia e Pindaré-Mirim. “Foi um evento muito proveitoso, que repercutiu em vários municípios da região, organizou o grupo e fortaleceu o entendimento de todos”, afirmou a mobilizadora Linete Nogueira. 

Nenhum comentário: