quarta-feira, 25 de março de 2015

Icatu (MA) reforça mobilização das famílias pela melhoria da Educação

Visitas às famílias de estudantes e divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em eventos das escolas foram algumas das estratégias empregadas pelo Comitê de Mobilização de Icatu (MA) em 2014 para incentivar o envolvimento de pais, mães e responsáveis no cotidiano escolar de crianças e adolescentes. Em 2015, os mobilizadores icatuenses pretendem dar continuidade a essas e outras atividades, conquistar novas parcerias e mobilizar ainda mais famílias pela melhoria da qualidade da educação.

Projeto Icatu 400 anos – Resgatando Minha Identidade Cultural

Integrantes do Comitê divulgaram a Mobilização Social pela
Educação durante a I Feira Cultural do Projeto Icatu 400 anos
A participação do Comitê no Projeto Icatu 400 anos – Resgatando Minha Identidade Cultural, desenvolvido nas escolas municipais, foi um dos destaques da atuação do grupo de mobilizadores no ano anterior. Promovido pela Prefeitura de Icatu por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto visava divulgar a cultura local e resgatar a história do município. 

“O projeto teve como objetivo promover, refletir e desenvolver a cultura da nossa cidade, através da divulgação de sua história, da sua culinária, do seu artesanato, de suas festas e dos seus mais diferentes tipos de ritmos, em ações que envolveram todos os segmentos da nossa escola e comunidade local”, explicou a mobilizadora Lucia Vidal. 

Comitê foi parceiro da Academia Icatuense de Letras, Ciências
e artes em curso oferecido nas escolas do município
Durante a I Feira Cultural – uma das ações do projeto –, realizada no dia 24 de novembro do ano anterior, os mobilizadores divulgaram a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e conversaram com a comunidade sobre a importância da participação dos pais na trajetória escolar. “No estande do Comitê, foram distribuídas cartilhas, folders sobre o Plano de Mobilização e houve a presença dos personagens das histórias infantis do projeto mini biblioteca, que o Comitê lançou desde o ano de 2011 e que faz muito sucesso com as crianças”, contou Lucia. 

Participantes do curso do projeto Icatu 400 anos no povoado
Salgado
O Comitê de Mobilização também foi parceiro da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes na realização de curso para promover o resgate cultural da cidade nas escolas, como parte do projeto Icatu 400 anos. Desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, o curso foi realizado de fevereiro a novembro de 2014 e alcançou todos os povoados de Icatu – Itapera, Santa Izabel, Boa Vista dos Monroe, Sertãozinho, Santo Antônio dos Caboclos, Itatuaba, Jussatuba, Boca da Mata, Tapera do Apolônio, Salgado, Cacaueiro e Boqueirão –, bem como a sede do município.

Visitas domiciliares

Membros do Comitê de Icatu visitam residências dos alunos
para conversar com familiares
A convite da Escola Municipal Severiano de Azevedo, integrantes do Comitê de Icatu reuniram-se com o Conselho Tutelar e com a diretora da unidade de ensino, Maria Cecília Moreira Alves, em setembro do ano anterior, para dialogar sobre a necessidade de acompanhamento das famílias de alunos que vinham apresentando problemas de comportamento e baixo interesse nas atividades em sala de aula. Como resultado do encontro, o Comitê passou a visitar as residências de cinco estudantes, conversando com seus familiares sobre a importância da participação de pais, mães e responsáveis no processo de ensino e aprendizagem.

Mobilizadores promovem atividades com alunos para estimular
interesse pelos estudos
Além de conversar com as famílias, o grupo de mobilizadores busca acompanhar os alunos e estimular o interesse pelos estudos por meio de ações como visitas à biblioteca, onde os estudantes participam de atividades de leitura, jogos e desenhos, e com passeios a museus em São Luís. O Comitê ainda busca dar apoio aos familiares em situação de vulnerabilidade social, em parceria com o Conselho Tutelar e o Ministério Público.


Com informações de Lucia Vidal, líder do Comitê de Mobilização Social pela Educação em Icatu (MA).

Nenhum comentário: