terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lideranças do Recife (PE) vão participar de Oficina de Capacitação



Lideranças da comunidade da Bomba do Hemetério, bairro do Recife, capital pernambucana, vão participar da Oficina de Capacitação de Mobilizadores Sociais pela Educação que será realizada nos dias 19 e 20 de novembro. A atividade local deverá contar, também, com a participação de funcionários do Wal Mart que desenvolvem ações sociais na comunidade por meio do Instituto Wal Mart.

“As expectativas são de formar o Comitê de Mobilização Social pela Educação e, através das ações de seus membros, fortalecer as atividades que são direcionadas a essa comunidade com o objetivo de promover o desenvolvimento social da Bomba do Hemetério”, explica a gerente do Programa de Desenvolvimento Local Integrado do Instituto, Adriana Franco.

O planejamento da Oficina de Capacitação é resultado do Seminário de Mobilização Social pela Educação realizado na comunidade, no dia 31 de agosto. As apresentações desta primeira atividade foram conduzidas pela assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, que expôs à comunidade, entre outras informações, os programas do Governo Federal direcionados ao ensino público no País, além de dados nacionais, regionais e locais sobre a Educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

Linda Goulart também orientou os participantes do seminário sobre como buscar informações a respeito da qualidade do ensino oferecido nas escolas da comunidade e, do mesmo modo, como a família e a sociedade podem contribuir com a elevação do rendimento escolar dos alunos das unidades de ensino públicas.

Realizado na Escola Estadual Mardônio Coelho, o seminário reuniu profissionais da educação, familiares e alunos. A atividade foi promovida em parceria com as ações do Programa Bombando Cidadania que é desenvolvido pelo Instituto Wal Mart.

Bombando Cidadania

O Bombando Cidadania é um projeto cujas ações estão concentradas na comunidade da Bomba do Hemetério, no Recife. O objetivo é contribuir para o aumento da renda, melhoria da qualidade dos serviços públicos, fortalecimento das manifestações culturais, mobilização e organização social.

O programa tem como eixos de atuação a cultura, a educação, a saúde e a geração de renda e visa promover o desenvolvimento a partir das potencialidades locais da Bomba do Hemetério.

Bomba do Hemetério

O nome do bairro é inspirado na bomba de água colocada sobre um poço por um morador da localidade, chamado Hemetério. A população vizinha se dirigia ao local dizendo ir à bomba do Hemetério. Na Bomba do Hemetério estão alguns dos blocos carnavalescos e maracatus do Recife.

Nenhum comentário: