quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mobilizadores de Osasco (SP) apresentam balanço de ações


Entre os dias 06 e 11 de outubro, a Mobilização Social pela Educação foi divulgada aos participantes da Semana Brasileira da Catequese, encontro nacional realizado na cidade de Indaiatuba, estado de São Paulo. O evento contou com a participação de representantes das igrejas que compõem a Diocese de Osasco.

Durante a atividade, bispos, padres, leigos e demais membros da igreja de diversas localidades do País receberam cerca de 300 exemplares da Cartilha Acompanhe a vida escolar de seus filhos e promoveram um debate sobre o conteúdo da publicação.

Desde o início de 2009, a Diocese de Osasco promoveu diversas ações de mobilização. De fevereiro a setembro, seus integrantes participaram de seminários, cursos e oficinas, atividades durante as quais divulgaram a Mobilização Social pela Educação e buscaram envolver as lideranças locais na temática, para conscientização das famílias e da sociedade a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Ao longo da programação desse período, foram distribuídas cerca de 1900 cartilhas às lideranças que participaram das atividades.

Os participantes dessas atividades se comprometeram em desenvolver a mobilização junto às famílias de suas comunidades, nos doze municípios que compõem a Diocese de Osasco.

Nessas localidades, a mobilização conta com a parceria dos alunos do Curso de Teologia Pastoral, de educadores de Organizações Não Governamentais (Ong’s) e integrantes de outras da dioceses. Participam das atividades, ainda, representantes da Pastoral Afro Brasileira (PAB) e demais pastorais sociais; do Movimento Negro; dos conselhos de pais das escolas municipais de Osasco; e dos conselhos paroquiais.

Com informações de Heloísa Cordeiro e Vera Lúcia Lopes, mobilizadoras em Osasco.

Nenhum comentário: