segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Projeto Escola e família de mãos dadas é estratégia de município do Paraná para melhorar o rendimento escolar.



A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Capanema, no Paraná, vem desenvolvendo, neste segundo semestre de 2009, o Projeto: Escola e família de mãos dadas. A iniciativa tem por objetivo elevar o rendimento escolar dos alunos de 1ª à 4ª série.

Como resultado do Conselho de Classe realizado em todas as escolas da rede municipal - quando a Secretaria aprofundou o levantamento de informações sobre as condições físicas, de funcionamento e de desenvolvimento de trabalho docente e administrativo nas unidades de ensino -, foi constatado que muitas crianças demonstravam apatia diante das tarefas escolares e, do mesmo modo, não manifestavam motivação para o aprendizado.

Por meio dos estudos de caso, a equipe da Secretaria constatou, ainda, o que as pesquisas acadêmicas sobre o tema têm demonstrado: as famílias que não priorizam tempo no acompanhamento escolar dos seus filhos deixam de contribuir com o desenvolvimento da criança em sua trajetória de aprendizagem. Em todos os casos de crianças com defasagem na aprendizagem, foi encontrada uma causa social: pais que trabalham muito e não podem dedicar tempo aos filhos ou não sabem como dedicar tempo e ajuda aos filhos.

O Projeto Escola e família de mãos dadas foi elaborado e adotado, então, como estratégia para enfrentamento desse quadro. Entre outras medidas, o projeto inclui reuniões com pais e responsáveis para distribuição da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, além da reflexão e estudo sobre o conteúdo desta publicação com os participantes das atividades. Outra ação envolve a divulgação de vinhetas sobre o tema na Rádio Comunitária local.

O desafio de envolver os pais no processo ensino aprendizagem dos alunos é enfrentado tanto por profissionais que atuam na Secretaria, quanto por educadores, professores e gestores escolares. As escolas municipais de Capanema registraram, nos anos de 2005 e 2007, Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 4,9 e 5,5, respectivamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Com informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Capanema.

Nenhum comentário: