As exposições sobre a Interação família-escola movimentaram as mesas de interesse sobre o tema durante a programação da Conferência Nacional de Educação (CONAE). Realizadas na tarde do dia 31 de março, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, as apresentações atraíram delegados da conferência e lideranças da mobilização, além de profissionais, estudiosos e gestores da educação.
As experiências desenvolvidas por mobilizadores sociais pela educação, com o objetivo de envolver as famílias de suas comunidades na vida escolar dos filhos, foram expostas durante a primeira mesa de interesse da tarde. Nessa fase da programação, foram apresentadas as ações desenvolvidas por atores individuais e membros de Comitês de Mobilização nas capitais e em municípios do interior dos estados de São Paulo (Pindamonhangaba, Franca, Restinga, Bauru, Lençóis Paulista); do Rio de Janeiro (Volta Redonda) e de Goiás (Uruaçu, Alto Horizonte, Sanclerlândia, Campinaçu, Rianápolis, Pirenópolis).
Ainda durante a primeira mesa de interesse, foram divulgadas informações sobre a Parceria Votorantim pela Educação, com destaque para as atividades que envolvem famílias de alunos nos municípios de Itapeva e Catanduva, em São Paulo; Miraí, em Minas Gerais; e Nobres, em Mato Grosso.
A pesquisa feita pela Unesco, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) sobre a Interação escola-família foi tema da segunda mesa de interesse. Nessa atividade, foram discutidos os avanços e entraves desta relação no Brasil.
O encerramento da programação foi realizado por meio de apresentações pertinentes a iniciativas de secretarias de educação para promover a aproximação dos sistemas e das unidades de ensino das famílias de seus alunos. Foram apresentadas informações sobre o Programa Família-Escola, desenvolvido em Belo Horizonte (MG), e sobre o Programa Cidade da Educação, desenvolvido em Capivari de Baixo (SC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário