quinta-feira, 8 de abril de 2010

Programa Família-escola de BH é divulgado em mesa de interesse da Conae


A exposição sobre a experiência desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH), por meio do Programa Família-escola, atraiu a atenção dos participantes da Conferência Nacional de Educação (CONAE), durante as mesas de interesse que trataram da Mobilização Social pela Educação. A apresentação da prática foi conduzida pela secretária de educação do município, Macaé Evaristo, na tarde do dia 31 de março.

Ao longo da exposição, realizada durante a segunda mesa de interesse sobre Interação escola-família, Macaé apresentou dados referentes ao município, à demanda e à capacidade de atendimento da rede de ensino para explicar o contexto em que o Programa Família-escola é desenvolvido. Entre outros números, lembrou que Belo Horizonte possui 186 escolas municipais, sendo 114 participantes do Projeto Escola Integrada e 54 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis). A cidade possui, ainda, 196 creches conveniadas.

Cerca de 140 mil alunos são atendidos na rede, no Ensino Fundamental, e outros 40,7 mil recebem atendimento na Educação Infantil. Mais de 120 mil famílias desses estudantes formam o público alvo das ações do Programa Família-escola que é desenvolvido em dez diferentes regiões de Belo Horizonte, desde o ano de 2005.

O Programa foi instituído com o objetivo de criar uma rede de colaboração, diálogo e parceria entre famílias, escola, comunidades e serviços públicos para garantir a permanência, o aprendizado e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Macaé destacou a compreensão, por parte de SMED/BH, de que “escola, família e comunidade são três elementos predominantes no ‘mundo’ do aluno e que a parceria entre os mesmos pode constituir um poderoso instrumento para a melhoria da qualidade da aprendizagem, da imagem da escola e da dinamização da vida local”.

A secretária destacou, ainda, as atividades que formam o histórico de execução do Programa. Em 2005, a SMED/BH realizou o 1º Fórum Família-escola. O evento corresponde a reuniões periódicas, para as quais são convidados pais, mães e responsáveis pelos alunos da rede. Nesses encontros, as famílias podem tirar dúvidas, dar sugestões, aprender e ensinar. Foram realizados Fóruns centralizados, para toda a rede, e regionalizados, para facilitar a participação das comunidades de determinado bairro ou região. A SMED/BH estima que mais de 5 mil famílias estiveram presentes nessas reuniões.

No mesmo ano, criou o Núcleo de Mobilização Social; inaugurou o Alô Educação – Ouvidoria; lançou o Jornal Família-escola; elaborou e distribuiu “Agendinhas” que seriam utilizadas como meio de interação/comunicação entre os responsáveis pelos alunos e os profissionais da escola; e realizou o 1º ciclo de debates com Colegiados Escolares.

Em 2007, promoveu encontros com as famílias dos alunos. Os relatos apresentados nessas atividades resultaram na publicação do livro A voz das famílias e a escola - Com a palavra as famílias. A obra foi elaborada em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Itaú Social.

Em 2008, realizou a Mostra Plural com o tema Família-Escola. Em 2009, formou o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte, composto por representantes da sociedade civil e membros da Prefeitura e da SMED/BH.

Acesse aqui o conteúdo da exposição sobre o Programa Família-escola e conheça, ainda, os eixos de atuação e os objetivos específicos da experiência.

Nenhum comentário: