Oferecer aos gestores escolares informações qualificadas para o desenvolvimento de projetos e políticas de interação escola-família, a fim de garantir o direito de aprender é o objetivo da realização do estudo conduzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sobre a “Interação Escola-Família”.
Os dados referentes ao estudo foram apresentados pela pesquisadora da UNESCO, Patrícia Monteiro Lacerda, durante Mesa de Interesse sobre Mobilização Social pela Educação realizada na Conferência Nacional de Educação (CONAE). Como informado pela pesquisadora, o estudo reúne experiências de interação escola-família levantadas em 18 secretarias municipais de Educação e em 14 escolas, além de estudos de caso, pesquisas e ensaios sobre o tema.
A pesquisa ressalta, ainda, que a interação deve ocorrer no sentido escola-família, e não somente no sentido inverso, uma vez que a aproximação com as famílias é parte do trabalho das escolas. Após análise histórica da participação dos pais na vida escolar e da educação no Brasil, o estudo apontou os efeitos positivos na educação de crianças e adolescentes resultantes dessa relação, bem como os desafios que ainda precisam ser enfrentados.
A exposição da pesquisadora Patrícia Lacerda foi realizada no dia 31 de março, durante a segunda etapa da Mesa de Interesse sobre Interação Escola-família que integrou a programação da CONAE. A apresentação foi complementada, ainda, por informações da também representante da Unesco, Marilza Regattieri.
Acesse aqui o conteúdo completo da apresentação sobre a pesquisa da UNESCO/MEC.
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