quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Comitê de Presidente Prudente divulga Mobilização Social pela Educação à comunidade

Familiares de alunos conheceram a cartilha da Mobilização
em evento da Associação Betesda
Os mobilizadores de Presidente Prudente (SP) têm inserido a divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e das orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos em diversos eventos direcionados à comunidade.

Apresentações sobre o PMSE, participação de mobilizadores em eventos de parceiros e cursos de formação de pais são exemplos de como os voluntários prudentinos e o Comitê local vêm atuando na cidade com o intuito de fortalecer o vínculo entre família e escola.

Parceria com a Associação Betesda

Pais e alunos realizaram atividades em conjunto durante
a formatura da Oficina de Mangá
A interação família-escola-comunidade tem sido incentivada por mobilizadores que atuam junto à Associação Betesda, instituição que atende crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidade em Presidente Prudente.  Durante evento de formatura dos alunos da Oficina de Mangá (histórias em quadrinhos em estilo japonês) promovida pela entidade no dia 28 de setembro, o coordenador pedagógico da Associação, Itamar Xavier, falou aos pais dos cerca de 200 alunos presentes sobre a importância do envolvimento da família no cotidiano escolar e distribuiu exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A formatura da Oficina de Mangá fez parte da mostra pedagógica da Escola Municipal Antônio Moreira Lima.

Apresentação do PMSE a graduandos em Pedagogia 

Estudantes de Pedagogia da Unoeste e
mobilizadoras sociais pela Educação
A convite da mobilizadora e professora da Universidade do Oeste Paulista (Unioeste) Maria José Arenales, integrantes do Comitê de Presidente Prudente apresentaram a Mobilização Social pela Educação em palestra direcionada a estudantes de graduação em Pedagogia da Unioeste. Conduzida pelas mobilizadoras Solange de Fátima Plasa, Regina Ferreira Pinhal e Solange Ferreira de Jesus, a exposição, realizada no dia 25 de setembro, discutiu a inserção do PMSE no contexto das políticas de Educação.

Curso de Formação de Pais

Para conscientizar pais de alunos sobre seu papel na trajetória educacional dos filhos, a Escola Municipal João Ceribelli Pacca deu início, no dia 21 de setembro, ao Curso de Formação de Pais. Com o tema “Escola e família: uma parceria que dá certo”, a atividade de capacitação oferece aos pais e responsáveis informações que podem contribuir para melhorar as relações em família e no ambiente escolar.

O Curso de Formação de Pais da EM João Ceribelli Pacca é uma iniciativa da comunidade escolar em conjunto com o Projeto Aquarela, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente. A ação também recebe o apoio do Comitê de Mobilização e da Secretaria Municipal de Educação.

Com informações de Solange Ferreira de Jesus, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente (SP).

Nenhum comentário: