terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pindamonhangaba (SP) apresenta balanço da 3ª Semana Municipal de Mobilização

Público presente em atividade da Semana promovida pela
Faculdade Anhanguera em Pindamonhangaba, dia 21/09
Com o tema “Educação: quando a família se envolve, o país se desenvolve”, a 3ª Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba reuniu familiares, educadores, lideranças sociais e religiosas e parceiros da Mobilização da cidade em atividades que tiveram como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola. Realizado de 15 a 22 de setembro, o evento foi organizado por membros do Comitê local, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEC).


A mobilizadora Doris Cardoso Prudente Bertolino, integrante do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, enviou à equipe da Mobilização no Ministério da Educação relatos das ações desenvolvidas durante a Semana. Confira abaixo, por dia, balanço das atividades a partir das informações enviadas pela mobilizadora:

15 de setembro

A agenda da 3ª Semana de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba teve início na segunda-feira, 15 de setembro, com a passeata pela cidade. Durante a caminhada, que partiu da Praça do Cruzeiro e encerrou-se na Praça Monsenhor Marcondes, os mobilizadores divulgaram a Mobilização e convidaram a comunidade a participar do evento.

16 de setembro 

Mobilizadora Doris Bertolino em apresentação na
Assembleia de Deus
O segundo dia de atividades foi marcado pelo início da 3ª da Semana nas instituições religiosas da cidade. A Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém promoveu o culto de abertura, em que foi exibido apresentação de slides sobre a história da participação da igreja no movimento de Mobilização Social. A celebração ofereceu espaço, ainda, para sermão conduzido pelo pastor Eliseu Chagas, conferencista do Rio Grande do Sul, sobre o tema “Educação de qualidade espiritual, familiar e escolar”.

17 de setembro

No dia 17, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) foi divulgado pela mobilizadora Doris Bertolino durante a programação do II Seminário de Religião e Aids de Taubaté.  Em sua exposição, a integrante do Comitê destacou o uso da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos como instrumento de mobilização das famílias. 

Divulgação da Mobilização no II Seminário de
Religião e Aids de Taubaté
A apresentação da mobilizadora atraiu a atenção de participantes do evento, como a representante do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT/São Paulo) Paula de Oliveira e Sousa. De acordo com Doris Bertolino, a representante do CRT “gostou muito da cartilha e a levou como sugestão para que a Mobilização Social pela Educação possa também fazer parte da rede”.
No mesmo dia, mobilizadores de Pindamonhangaba estiveram nas rádios locais falando sobre o PMSE e convidando a comunidade para as atividades da Semana.

18 de setembro

A palestra sobre o tema “O que alimenta a relação família-escola?”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, foi o destaque do quarto dia de atividades. Conduzida pela psicóloga Ana Cláudia Barbosa Lopes, a apresentação ofereceu espaço para perguntas e depoimentos do público participante, incentivando o debate sobre a importância da participação da família no cotidiano estudantil.

19 de setembro

Sessão solene em comemoração à 3ª Semana de Mobilização
na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba
Professores, familiares de alunos e membros de comunidades religiosas estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, no dia 19 de setembro, para sessão solene em comemoração à 3ª Semana de Mobilização Social pela Educação da cidade. Estiveram presentes, ainda, integrantes do Comitê de Mobilização de Pinda; a secretária municipal de Educação, Bárbara Zenita Macedo; a diretora regional de Ensino, Gicele Paiva Giudice; a presidente do movimento Coalizão Pinda, Eliane Marcondes; o conselheiro tutelar e presidente do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Ricardo Henrique Xavier; entre outras autoridades locais.

Durante a solenidade, foram homenageadas a Escola Municipal Padre Zezinho e a Escola Estadual Dr. João Pedro Cardoso, além de instituições parceiras da Mobilização no município, como a Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI), a Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC), a Universidade Anhanguera (Uniderp) e o projeto Sociedade do Amanhã, desenvolvido pela empresa Novelis do Brasil.

20 de setembro

Palestra sobre interação família-escola
no bairro Moreira César

No dia 20 de setembro, a programação da Semana incluiu, novamente, a palestra “O que alimenta a relação família-escola”, apresentada pela psicóloga Ana Cláudia Barbosa. Dessa vez, a exposição foi realizada no distrito Moreira César.





21 de setembro

Apresentação durante evento organizado pela
Universidade Anhanguera
As atividades da noite do penúltimo dia da Semana foram organizadas pelo polo de Pindamonhangaba da Universidade Anhanguera – Uniderp. O evento contou com apresentações culturais conduzidas por representantes da universidade, de escolas municipais, estaduais e da rede privada, além de depoimentos de alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A valorização dos profissionais da Educação, a importância da alfabetização de adultos e o papel da comunidade em busca de melhorias para a Educação foram alguns dos temas abordados nas exposições.

22 de setembro

O encerramento da 3ª Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba foi marcado por agradecimentos nas rádios locais. Os apoios da Secretaria Municipal de Educação, das igrejas envolvidas nas atividades e das instituições de ensino superior parceiras da Mobilização no município receberam destaque nesses anúncios.

Nenhum comentário: