segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina

Maria do Socorro de Oliveira, professora do Centro de Ensino
Fundamental 3 de Sobradinho (DF). Autor: João Neto ACS/MEC
Com o trecho do poema Exaltação de Aninha (O Professor), de Cora Coralina¹, utilizado como título acima, a equipe da Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação presta homenagem aos quase dois milhões de educadores brasileiros e às crianças que com eles trocam conhecimento.

Lembrados em duas importantes datas comemoradas nos últimos quatro dias, o Dia da Criança e o Dia do Professor, estudantes e educadores devem ser lembrados sempre como dois polos essenciais do processo educacional.

Importante etapa na formação do ser humano, na infância, os cuidados com a educação têm papel fundamental para assegurar o direito de aprender. E, ao lado dos educadores, a família deve garantir a sua colaboração nesse processo, participando da vida escolar dos seus filhos.

Educadoras e Educadores, por sua vez, cuja homenagem é prestada no dia de hoje, 15 de outubro, são sempre lembrados por sua persistência na profissão, pois, apesar de todas as dificuldades, mantêm firme sua trajetória em busca da formação de cidadãos que possam tornar o País melhor e com menos desigualdades.

Segundo o educador Paulo Freire, em Verdades da Profissão de Professor, " a data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias" e não apenas "galinhas". Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

Os profissionais da escola Curiosa Idade, no Rio de Janeiro, também ponderam que "cabe à professora transformar o conhecimento em algo vivo, ligado ao mundo e à prática social. Se não é com elas que começa a formação de um indivíduo, é com elas que se consolida, pois educar é dar a alguém todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento da sua personalidade. É preciso dedicação, constante aprimoramento. É preciso afeto. É preciso um verdadeiro dom".

Parabéns da equipe da Mobilização Social pela Educação do MEC às Professoras e aos Professores brasileiros!

¹ Trecho do Poema Exaltação de Aninha (O Professor) de Cora Coralina, in: Vintém de cobre: meias confissões de Aninha, 9. ed., São Paulo: Global, 2007

Nenhum comentário: