Clélia Santos fala sobre o Pnaic no VI Encontro de Lideranças do PMSE. |
A exposição sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) abriu a programação do segundo dia de atividade do VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação. O evento foi realizado em Brasília, de 06 a 08 de dezembro. A palestra sobre o Pnaic foi conduzida pela coordenadora geral de Redes Públicas da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Clélia Mara Santos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática até, no máximo, os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática até, no máximo, os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.
Durante a exposição, Clélia Santos destacou os desafios que o Governo Federal, com o apoio da sociedade, dos profissionais e gestores da educação pública, deverá enfrentar nos próximos dois anos com o objetivo de erradicar a taxa média de 15,2% de crianças com até 8 anos de idade que ainda não são alfabetizadas. O número é um dos resultados do Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A coordenadora lembrou que, na década de 2000 a 2010, esse índice foi reduzido em 6 pontos percentuais, mas o desafio ainda é grande, se observadas as taxas de crianças de até 8 anos não alfabetizadas nos estados das regiões Norte e Nordeste. Nessas localidades, o índice varia de 11 a 35%.
Para a execução dos compromissos do Pnaic, Clélia lembrou que serão formados 360 mil professores alfabetizadores em seus respectivos municípios de atuação. A capacitação será conduzida por 18 mil orientadores de estudos que também receberam formação em 36 universidades públicas para esta finalidade.
Participantes do VI Encontro de Lideranças do PMSE |
As ações do Pnaic serão subsidiadas, ainda, por materiais específicos como livros didáticos e de literatura, jogos pedagógicos para apoio à alfabetização e publicações de apoio pedagógico para os professores, além de outras ações realizadas por meio da TV Escola e do Portal do Professor.
Em sua implementação, o Pnaic também prevê avaliações contínuas da aprendizagem, conduzidas pelos professores, e universais, desenvolvidas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como incentivo e apoio ao desempenho alcançado pelas escolas em cada unidade da federação em relação ao Pnaic, ao final das atividades programadas para o Pacto no biênio 2013/2014, será oferecida premiação, cujos critérios serão definidos por uma comissão coordenada pelo MEC com participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Acesse aqui o conteúdo da apresentação sobre o PNAIC conduzida por Clélia Santos no VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário