quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ESSOR divulga relatório de ações de Mobilização Social pela Educação na Paraíba em 2012

alt
PMSE é divulgado na caminhada da Semana Contra o Abuso
e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Patos (PB)
A associação francesa de solidariedade internacional ESSOR, que vem atuando no Brasil desde 1992, elaborou relatório das ações desenvolvidas pela instituição em consonância com o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em 2012. Desenvolvidas na capital João Pessoa e no município de Patos, na Paraíba, as atividades lideradas pela ESSOR – que devem ter continuidade em 2013 – envolveram a participação de familiares de alunos, educadores e gestores escolares, com o objetivo de conscientizar a respeito do papel de cada um em busca de educação de qualidade.

João Pessoa

A adesão da ESSOR ao PMSE iniciou-se em março deste ano, quando representantes da entidade participaram de reuniões do Comitê de Mobilização Social pela Educação de João Pessoa. A partir daí, foram articuladas diversas atividades de mobilização junto a associações comunitárias e escolas da comunidade de São Rafael, em João Pessoa, que são parceiras do Infância Cidadã projeto desenvolvido pela ESSOR com a finalidade de incentivar o protagonismo infanto-juvenil e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A comunidade sediou dois encontros: o primeiro, com gestores e professores das escolas e associações comunitárias para planejamento de estratégias para atuação, além de São Rafael, nas comunidades de Castelo Branco e Torre. O segundo foi realizado na Escola Municipal Matias Freire com intuito de sensibilizar educadores e familiares da unidade de ensino.

Patos

alt
           Familiares participam de evento sobre interação família-
escola na EM Antônio Guedes, em Patos   
Iniciadas em maio, as ações de incentivo à interação família-escola promovidas pela ESSOR em Patos contam com o apoio de escolas, organizações da sociedade civil e do Conselho de Direito. Para marcar a adesão do município ao PMSE, a Mobilização foi divulgada durante o planejamento escolar e em caminhada da Semana Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Por meio de articulação com a Secretaria Municipal de Educação e com apoio da Ação Diocesana de Patos, parceira do Projeto Infância Cidadã, mobilizadores da ESSOR reuniram-se com 87 gestores e educadores do município, com o objetivo de elaborar estratégias para implementar o PMSE em nove escolas do bairro Jatobá. Sendo assim, no segundo semestre, as escolas municipais Nelita Nóbrega de Queiroz, Manoel Roberto, Maria das Chagas Candeia, Anatildes Ayres de Moura, Antônio Guedes, Monsenhor Manoel Vieira, Firmino Otton, Pastor Frank Dyer e o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Aggeu de Castro/Alfredo Lustosa passaram a realizar eventos para aproximar familiares e educadores.

alt
Caminhada com pais, alunos e comunidade da EM Pastor
Frank Dyer, em Patos
Como resultado, os gestores das unidades de ensino têm apontado que as famílias dos alunos têm se envolvido mais no cotidiano escolar. "Após o 'Encontro de mobilização familiar e escolar', alguns pais que nunca tinham ido à escola passaram a participar dos eventos e até mesmo a acompanhar seus filhos em atividades realizadas pela escola", relatou a diretora da EM Nélita Nóbrega de Queiroz, Edna Lúcia Batista Leite.

 
2013

De acordo com a coordenadora de Educação da ESSOR, Denise Andrade, as ações de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas pela entidade devem ser ampliadas em 2013. "A ESSOR continuará apoiando as ações da Mobilização em 2013, com perspectivas de implementar as ações em mais dois municípios da Paraíba e em dois municípios do Ceará", afirmou a coordenadora.

Sobre a ESSOR

A ESSOR é uma associação de solidariedade internacional, sem fins lucrativos, legalmente autorizada a atuar no Brasil, tendo como missão apoiar as populações socialmente vulneráveis a identificar e enfrentar as suas problemáticas sociais nas áreas de Educação com crianças e adolescentes, Geração de Trabalho e Renda junto a jovens e adultos, Desenvolvimento Rural junto a produtores rurais e Desenvolvimento Institucional junto a organizações sociais de base (OSB). Leia mais no blog da associação: http://essornobrasil.blogspot.com.br/

Acesse aqui o relatório completo das ações de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas pela ESSOR na Paraíba em 2012.

Com informações de Denise Andrade, mobilizadora social pela Educação e coordenadora de Educação da ESSOR.

Nenhum comentário: