sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Projeto MobilizAção da ArcelorMittal promove boas práticas de interação família-escola

Lançamento do Projeto MobilizAção em Cariacica (ES),
em abril de 2011
Implementado em Cariacica (ES) e em João Monlevade (MG), o Projeto MobilizAção, promovido pela Fundação ArcelorMittal em conjunto com as secretarias municipais de Educação e com o Ministério da Educação (MEC), é exemplo de como parcerias entre órgãos públicos e empresas podem ser bem sucedidas para mobilizar familiares, escolas e comunidades em prol da Educação. Para que mobilizadores de diversas regiões do País conheçam as experiências exitosas conduzidas pelo Projeto, estão disponibilizadas no Banco de Boas Práticas do site da Mobilização Social pela Educação as principais ações realizadas pelos voluntários do MobilizAção. 

Entre as estratégias adotadas, o Projeto MobilizAção selecionou dez escolas em Cariacica, de acordo com critérios como baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), inserção em contextos sociais vulneráveis e pouca participação das famílias. Em João Monlevade, as sete escolas da rede municipal participam do Projeto. A partir dessa seleção, foram instituídos grupos de trabalhos nas unidades de ensino que implementaram o projeto em quatro etapas, de acordo com os atores envolvidos: a própria Fundação ArcelorMittal, as secretarias municipais de Educação, as escolas e, por fim, as famílias.

As atividades do MobilizAção são reforçadas, ainda, pela instituição de comitês gestores em ambos os municípios, responsáveis por articular as atividades de incentivo à interação família-escola, e pela contratação de consultoria técnica para apoiar o desenvolvimento das ações do Projeto.

“O projeto como um todo é bem desenhado. A figura do consultor técnico colabora de maneira decisiva para a consistência das ações realizadas. A criação dos grupos de trabalho nas escolas também parece ser uma escolha acertada, que contribui para a criação de estratégias de interação família-escola-comunidade”, avaliou a sistematizadora do Banco de Práticas, Joana Borges Buarque de Gusmão.

Acesse aqui as boas práticas de Mobilização Social pela Educação conduzidas pela Fundação ArcelorMittal.

Nenhum comentário: