quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Amapá do Maranhão (MA) instala Comitê de Mobilização Social pela Educação

Banner de divulgação da Oficina de Formação de
Mobilizadores em Amapá do Maranhão (MA)
Como resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada no dia 5 de novembro, o município de Amapá do Maranhão formou Comitê de Mobilização para promover a interação família-escola na cidade. Instituído oficialmente por meio da Portaria nº 061/2013, assinada pelo prefeito Juvemcharles Lemos Alves no mesmo dia da Oficina, o grupo de mobilizadores conta com a participação de representantes de diversos segmentos sociais.

Entre os mobilizadores que fazem parte do Comitê, está a secretária municipal de Educação de Amapá do Maranhão, Sely Santos Vilela, principal articuladora do evento de capacitação junto à equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC). Integram o grupo, ainda, educadores de escolas da rede pública estadual e municipal da cidade maranhense, representantes do Poder Legislativo, do Conselho Tutelar e de instituições religiosas, entre outros. 

Integrantes do Comitê de Mobilização de Amapá do
Maranhão (MA)
De acordo com a Portaria 061/2013, o Comitê de Mobilização de Amapá do Maranhão deverá “assumir o compromisso de: dialogar com as famílias sobre seu papel e responsabilidade na educação dos filhos e dependentes, falar com os profissionais das escolas sobre seu papel e responsabilidades na interação com a família e a comunidade, realizar visitas, palestras e seminários na perspectiva de integração de todos em prol de uma educação de qualidade”. Durante a atividade de formação, os mobilizadores estabeleceram como públicos prioritários para receber as atividades do grupo as escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Participantes do evento de formação
na cidade maranhense
Além do protagonismo da secretária de Educação de Amapá do Maranhão, Sely Vilela, a realização da Oficina de Formação de Mobilizadores que deu início à articulação do Comitê local contou com o apoio de membros do Comitê de Mobilização de Governador Nunes Freire (MA).

“Os voluntários do Comitê de mobilização Social pela Educação do Município de Governador Nunes Freire, a uma hora de Amapá do Maranhão, foram os protagonistas da chegada do PMSE a este município e a diversos outros da região. Nas oficinas realizadas em Nunes Freire vários voluntários e autoridades educacionais participaram e foram se apropriando da importância da Mobilização Social Pela Educação”, contou o representante do PMSE/MEC que conduziu as exposições da Oficina em Amapá do Maranhão,  Sérgio Benedito Maia.

Autoridades locais compuseram a mesa de abertura
da Oficina
Sérgio destacou, ainda, o impacto positivo que a formação provocou nos voluntários. “A avaliação dos participantes foi extremamente positiva, detectada na avaliação final e no clima geral durante toda a Oficina. A maioria relatou que o que mais chamou atenção na formação foi a tomada de conhecimento sobre os dados da educação no Brasil e a alegria de estarem se engajando a um projeto de grande repercussão. O grupo, como um todo, saiu com a confiança na melhoria da educação”, relatou.


Acesse a Portaria nº 061/2013, que instituiu o Comitê de Mobilização em Amapá do Maranhão.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Amapá do Maranhão (MA):
  • Antonia Cristiana Soares Apolônio Andrade – gestora do Colégio Estadual Profa. Maria do Socorro Mendonça da Silva – s.antoniacristiana@yahoo.com.br
  • Antonia Eloisa Torres Costa – representante de pais de alunos da rede municipal de ensino
  • Dorizete Firmino de Sousa – representante dos professores da rede municipal de ensino / professora da Unidade Integrada Gov. Epitácio Cafeteira – dorizetefirminoprof@hotmail.com
  • Francivaldo de Oliveira Sousa – representante do Poder Legislativo municipal
  • Jodielson Silva de Melo – representante da Igreja de Deus 7ª Trombeta
  • Lucimar de Jesus Martins – representante da coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação – consultoria.ljmartins@hotmail.com
  • Márcia Albernaz Baiense Félix – representante de escola particular
  • Maria do Rosário Lira Costa – gestora adjunta da Escola Estadual Almeida Ribeiro – mr.rosalira@gmail.com
  • Maria do Socorro Alves de Oliveira- Representante do Conselho Municipal de Educação (CME) e gestora da Escola Profa. Maria Isabete Silva Franco – escolamariaisabeteamapa@hotmail.com
  • Raimundo Muniz – representante do Sindicato Dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (SINTRAF)
  • Rodrigo de Araújo – representante dos educandos da rede municipal de ensino
  • Rosimeire Reis Oliveira – representante do Conselho Tutelar
  • Sabino Santos – representante dos empresários no município
  • Sely Santos Vilela – secretária municipal de Educação de Amapá do Maranhão - selysv@hotmail.com
  • Valdeci da Silva Moreno – representante da Igreja Católica

Nenhum comentário: