sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Governador Nunes Freire (MA) mobiliza famílias, educadores e comunidade na volta às aulas

Cartão a ser distribuído aos participantes das atividades
da campanha de volta às aulas. Foram também
confeccionados banner, outdoor e adesivos para ônibus.
(Clique na imagem para ampliar)
Para marcar a volta às aulas e aproveitar a maior presença das famílias nas unidades de ensino nesse período, o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Governador Nunes Freire, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, preparou uma série de atividades com o intuito de aproximar pais, mães e educadores. Após divulgação na cidade por meio de banners, outdoors, panfletagem e programa de rádio, as ações da campanha de volta às aulas têm início nesta segunda-feira (24), com a Semana Pedagógica, e seguem até março.

De acordo com os mobilizadores, a Semana Pedagógica tem entre seus objetivos dar boas vindas não só aos alunos e às famílias, mas também aos profissionais da Educação. A programação da Semana inclui palestra com o representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação, Sérgio Benedito Maia, que, além de conversar com educadores e familiares sobre os benefícios do envolvimento de todos na Educação, vai reforçar orientações direcionadas à atuação do Comitê.

A volta às aulas na cidade maranhense será marcada, ainda, pelas comemorações do Dia da Família na Escola, que será realizado no dia 28 de fevereiro. Na data, os mobilizadores promoverão aula inaugural, caminhada pelas ruas da cidade e apresentações culturais na Praça da Cultura.

Em março, o Plano de Ação dos voluntários nunes-freirenses prioriza a busca de novas parcerias para disseminar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Reuniões e capacitações com representantes de empresas locais, lideranças religiosas, agentes comunitários de Saúde e com consultoras Natura, Avon e O Boticário estão na agenda dos mobilizadores.

Confira aqui o Plano de Ação do Comitê de Governador Nunes Freire para o período de volta às aulas.

Continuidade das ações 

Reunião com famílias para apresentar a mensagem da
cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Ao longo de 2014, os membros do Comitê de Mobilização de Governador Nunes Freire pretendem dar continuidade às ações que tiveram boa repercussão junto à comunidade local. Em relatório enviado à equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação, os mobilizadores destacaram algumas dessas ações, desenvolvidas no segundo semestre de 2013.

Após a realização da Oficina de Formação de Mobilizadores em agosto do ano anterior, o Comitê de Nunes Freire intensificou as atividades. Entre setembro e outubro, foram realizados diversos encontros com pais e mães de alunos, por meio de visitas às residências dos estudantes, reuniões nas escolas e em igrejas da sede do município e em diversos povoados da zona rural, como Vila União, Vila Nova, Três Raízes, São Jorge, Boa Esperança, entre outros.

Divulgação do PMSE em programa de rádio foi uma
das estratégias do Comitê de Nunes Freire em 2013
Os mobilizadores ressaltaram o apoio dos educadores nesses encontros com as famílias. “Todo o corpo docente das unidades escolares, mobilizados pela direção das escolas, se integrou ao Comitê durante todas as atividades”, aponta o relatório enviado à equipe do PMSE/MEC.

Em 2013, os voluntários nunes-freirenses se engajaram, ainda, em divulgar a Mobilização Social pela Educação às cidades vizinhas, o que deu início à articulação da Oficina realizada em Amapá do Maranhão e à formação de Comitê nessa cidade. “As ações do Comitê desbravaram novos horizontes, suas idealizações ultrapassaram os limites do município de Governador Nunes Freire”, ressaltou o documento. Os municípios de Junco e Centro Novo do Maranhão também foram alcançados pelo grupo de Nunes Freire e aderiram à Mobilização Social pela Educação.

Mobilizadores de Gov. Nunes Freire apoiaram a realização
da Oficina em Amapá do Maranhão, em novembro
O Comitê de Governador Nunes Freire encerrou seu relato agradecendo o apoio dos parceiros. “Agradecemos imensamente a todos que se sensibilizaram, se doaram e, principalmente, acreditaram na mobilização social como instrumento que propõe reflexões e iniciativas em prol da melhoria da Educação”, destacou o material.



Com informações de Anna Ramalho e Cleunice Oliveira, mobilizadoras sociais pela Educação em Governador Nunes Freire (MA).

Nenhum comentário: