quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Plano de Ação orienta trabalho com a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

Principal instrumento de trabalho dos mobilizadores sociais pela Educação, a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é utilizada em reuniões de pais e mestres, visitas às famílias de alunos e eventos diversos para sensibilizar os familiares sobre a importância de seu envolvimento no cotidiano escolar dos estudantes. Com o objetivo de orientar o uso da publicação nos encontros com os familiares e tornar sua divulgação ainda mais efetiva, a empresa Olhar Cidadão, que atua em conjunto com o projeto Parceria Votorantim pela Educação – importante parceiro do Plano de Mobilização Social pela Educação –, elaborou Plano de Ação com sugestões de como trabalhar a cartilha.

As orientações contidas no Plano de Ação podem ser adaptadas a diversas realidades socioeducacionais. O material incentiva, ainda, que o mobilizador busque parcerias para realizar as atividades propostas. “O(A) mobilizador(a) tem várias opções para executar este projeto. Através de parcerias com escolas, secretarias de Educação, ONGs, empresas, universidades, igrejas e outras. O importante é aproveitar cada momento específico de interação com as famílias – em reuniões, celebrações, eventos e outras atividades de parceiros locais – para falar sobre a importância da participação das famílias no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos(as)”, informa o Plano.

Se você, mobilizador(a), recebeu recentemente exemplares da cartilha encaminhados pela  equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), não deixe de conferir o arquivo com as sugestões de ação, disponível aqui. O período de volta às aulas – como reforça a campanha do Blog da Mobilização, Nenhuma família fora da escola –, é uma excelente oportunidade para aplicar esse Plano de Ação.

Caso ainda não tenha recebido cartilhas e deseje mobilizar sua comunidade em prol da melhoria da Educação, entre em contato conosco pelo e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br. A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e outros materiais também estão disponíveis para download em versões para impressão e visualização eletrônica na guia Materiais de Mobilização.

Nenhum comentário: