quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Parceria Votorantim pela Educação inicia atividades de 2014

Imagem: Blog Educação
Reforçar que a Educação é um dever de todos é o grande mote da atuação do projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE em 2014. Para tanto, as ações de mobilização social serão norteadas pelo tema "A Cidade Também Ensina. A Educação Está em Todos os Lugares". “O desafio do tema é justamente contribuir para a integração entre cidade e escola na construção de uma Educação de qualidade para as crianças e os jovens”, declarou Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e VIA – Direitos da Criança e do Adolescente, do Instituto Votorantim.

A ideia é engajar as comunidades locais na construção de um modelo de cidade que se vê como território educativo. “Cada segmento da sociedade – professores, alunos, moradores, comerciantes, família e poder público – desempenha um papel específico e fundamental para a criação ou o fortalecimento de uma comunidade educativa”, disse Mariana.

Na metodologia do PVE, cada ano é dividido em quatro ciclos, que têm início a partir de uma rodada de reuniões com os grupos de trabalho, na qual são discutidos os temas propostos. Em 2014, foram definidos os seguintes temas para os ciclos da frente de mobilização: Concurso Tempos de Escola: o que a cidade pode ensinar (ciclo 1), Como a família pode ensinar suas crianças e jovens a partir das suas vivências? (ciclo 2), Como a comunidade pode contribuir com a cidade que também ensina? (ciclo 3) e Comunidade e escola: todos juntos por uma cidade que também ensina (ciclo 4).

Gestão educacional 

Além das ações junto com a comunidade local, o PVE também atua na frente de gestão educacional. Em 2014, essa frente buscará estratégias para colocar em prática o funcionamento sistêmico, atuando de forma articulada entre gestores da Secretaria de Educação e gestores escolares. “Pretendemos mobilizar os atores do sistema educacional para que eles possam assumir suas responsabilidades na promoção de melhores condições de aprendizagem”, afirmou Gisele Porto, da ONG Comunidade Educativa CEDAC e gestora de mobilização do PVE.

O PVE atuará, em 2014, em 15 municípios: Anita Garibaldi (SC), Aracruz (ES), Capão Bonito (SP), Conceição da Barra (ES), Jaboatão dos Guararapes (PE), Niquelândia (GO), Paulista (PE), Candeias do Jamari (RO), Primavera (PA), Resende (RJ), Rio Branco do Sul (PR), São Félix (BA), Selvíria (MS), Três Marias (MG) e Vazante (MG).

Leia mais no Blog Educação.
 
Por Luana Costa / Blog Educação

Nenhum comentário: