sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Campanha de volta às aulas: Nenhuma família fora da escola

Para marcar o início do ano letivo de 2014, a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC) vem propondo uma grande ação dos mobilizadores em todo o País: a Campanha de volta às aulas, Nenhuma família fora da escola.

Geralmente, nas primeiras semanas de aula, familiares dos alunos costumam levá-los à escola e manter contato com os profissionais. Esse seria um bom momento para abordá-los, entregando um exemplar da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e tendo uma breve conversa sobre seu conteúdo. 

Para fazer essa ação, cada mobilizador pode escolher uma escola como foco e nos solicitar exemplares da cartilha para entrega às famílias. Outra possibilidade seria os mobilizadores fazerem o mesmo tipo de ação com os fiéis em suas igrejas, com seus vizinhos, com seus amigos e parentes.

Confira abaixo algumas sugestões de atividades simples que podem ser feitas para incentivar a interação família-escola-comunidade:
  • Acesse a área Materiais de Mobilização no Blog da Mobilização.
  • Nessa área, você vai encontrar a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, filipetas (folhetinho), marcadores de página, adesivos, cartazes. Você pode baixar e imprimir qualquer um deles.
  • Nesses materiais, principalmente na cartilha e na filipeta, você encontra dicas e frases que pode usar para fazer cartazes e faixas para colocar nos portões, nos muros e nos murais das escolas.
  • Nas reuniões, os diretores e professores podem ler e comentar as frases da cartilha e da filipeta.
  • Nas mensagens enviadas às famílias, você também pode usar essas frases.

Entre em contato conosco para mais informações e para solicitar exemplares da Cartilha pelo e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br.

Nenhum comentário: