Assim como em Belford Roxo, os mobilizadores dos municípios fluminenses de Nova Iguaçu e Nilópolis têm buscado ampliar as ações de sensibilização das famílias e da comunidade pela melhoria da educação. No dia 14 de maio, as cidades receberam a visita da coordenadora do Plano de Mobilização no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos, que participou de atividades com educadores, gestores e autoridades locais.
Representantes do PMSE/MEC apresentaram a Mobilização na Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis |
Em Nilópolis, a coordenadora se reuniu com a subsecretária executiva da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Andréia Marques, para apresentar o PMSE. O encontro contou com a presença do mobilizador David Arcenio, membro do Comitê da Baixada Fluminense, e do representante do PMSE/MEC Sérgio Maia.
Como resultado da reunião, foi agendada Oficina de Formação de Mobilizadores a ser realizada em Nilópolis no dia 14 de agosto, com a participação de voluntários do município de Macaé. Entre os participantes, são vão estar presentes na formação representantes de religiões de matriz africana.
XX Fórum Municipal dos Conselhos Escolares
A coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete dos Santos, participou do Fórum dos Conselhos Escolares em Nova Iguaçu |
Ainda no dia 14 de maio, a coordenadora do PMSE/MEC apresentou a Mobilização Social pela Educação durante o XX Fórum Municipal dos Conselhos Escolares, realizado em Nova Iguaçu. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da disciplina de Estágio em Gestão Educacional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Além de apresentar as orientações, metas e estratégias do Plano de Mobilização, Ivanete dos Santos destacou a importância da parceria com os conselhos escolares nas ações de mobilização e conscientização da comunidade sobre o papel de todos em busca de melhorias para a Educação.
Participantes do XX Fórum dos Conselhos Escolares em Nova Iguaçu |
“É fundamental estimular cada vez mais a participação efetiva da comunidade na elaboração do Projeto Político Pedagógico e incentivar a constituição e o fortalecimento dos conselhos e grêmios escolares, para que realmente a educação seja assumida por todos, ampliando, assim, o controle social no cumprimento das políticas públicas”, enfatizou Ivanete.
A programação do Fórum dos Conselhos Escolares incluiu, também, exposições de atividades desenvolvidas pelo Conselho Escolar da Escola Municipal Guinle e orientações sobre o Programa Saúde na Escola.
Um comentário:
Ohhhh saudade desse povo mobilizador!!!! Firmes e fortes!!!
Postar um comentário