quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Feiras de ciências aproximam pais, alunos e comunidade escolar em Palmas (TO)

Em preparação para a Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (Fecit), a ser realizada durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, de 20 a 23 de outubro, as escolas da rede municipal de ensino de Palmas (TO) vêm promovendo ações envolvendo estudantes, professores, pais de alunos e membros da comunidade local. Como parte dessa programação, na segunda metade do mês de agosto, os Centros Municipais de Educação (CMEIs) realizam o evento “Berço de Talentos”, aberto à comunidade.

Boletim da Secretaria de Educação de Palmas
destacou trabalhos dos alunos nas feiras de ciências
(clique na imagem para visualizar)
Segundo a mobilizadora social pela Educação e coordenadora geral da Fecit, Monique Wermuth Figueras, o Berço de Talentos – que conta com a participação de crianças de 4 e 5 anos de idade –  tem como objetivo ampliar o conhecimento científico dos alunos. “Os CMEIs abrirão os espaços para envolver a comunidade em atividades sensoriais”, explicou.

De 2 a 29 de junho, as escolas municipais de ensino fundamental da capital tocantinense realizaram feiras de ciências, das quais foram selecionados projetos sobre diversas áreas do conhecimento para apresentação na Fecit. Os trabalhos dos alunos foram desenvolvidos sob a orientação dos professores e com o apoio dos familiares.

“A participação e envolvimento dos pais e da comunidade foi geral. Eles participaram em busca de material e na confecção de protótipos, ajudando os alunos”, contou Monique Figueras.

O secretário municipal de Educação de Palmas, Danilo de Melo Souza, também enfatizou a importância da participação da comunidade nas atividades de educação científica. “O projeto é uma forma de envolver toda a comunidade em prol do desenvolvimento educacional, visando aumentar a motivação, a participação, o desempenho em todas as áreas do conhecimento, propondo uma educação baseada na pesquisa, tornando Palmas, uma capital onde existe um grande público acadêmico, um Berço de Talentos Nacional”, destacou.

Para a seleção das experiências e organização da Fecit 2015, foi formado um comitê científico, integrado por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), da Universidade Federal do Tocantins (UFTO), das unidades de ensino locais e de instituições do Sistema S – Sebrae, Sesi, Senac e Sesc, entre outras entidades. Os trabalhos foram escolhidos por modalidade – Nível Fundamental do 1º ao 5º ano, Nível Fundamental do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participaram das ações, até o momento, 23.132 alunos de 41 escolas de Ensino Fundamental, 638 alunos de EJA e 7.623 alunos de 28 CMEIs.

Saiba mais sobre a Fecit no site da Prefeitura de Palmas.

Com informações da mobilizadora Monique Wemuth Figueras e do secretário municipal de Educação de Palmas, Danilo de Melo Souza.

Nenhum comentário: