segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Interação família-escola-comunidade é fortalecida em Belford Roxo (RJ)

Participantes da atividade de mobilização na EM Manoel Gomes
Por meio de eventos em escolas e outras ações que envolveram representantes de diversos segmentos sociais, o município de Belford Roxo (RJ) tem buscado fortalecer o vínculo entre professores, familiares e comunidade. As atividades são desenvolvidas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Ministério Público, de conselheiros escolares e de mobilizadores sociais pela Educação que atuam na Baixada Fluminense.

Exemplo do empenho dos voluntários locais para mobilizar as famílias em prol da melhoria da Educação pôde ser conferido na Escola Municipal Manoel Gomes, no dia 16 de maio. Na oportunidade, a comunidade escolar participou de palestra sobre interação família-escola, organizada pelo gestor da unidade de ensino, professor Marcos Duarte, e conduzida pelo mobilizador David Arcenio.

A palestra sobre interação família-escola-comunidade foi
conduzida pelo mobilizador David Arcenio
Durante a atividade, foram debatidas formas de melhorar a gestão democrática e de ressignificar o diálogo com as famílias, para que elas passem a participar efetivamente do cotidiano escolar. “Foi enriquecedor ver os participantes – professores, responsáveis pelos alunos e especialistas em educação – discutindo estratégias para melhorar a participação das famílias no processo educativo e na gestão democrática. A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi o ponto alto do encontro, quando foi apresentada e lida por todos os presentes”, contou David.

Cartilha da Mobilização foi apresentada a familiares de alunos
do Colégio Estadual Santa Amélia
Ação semelhante havia sido realizada no Colégio Estadual Santa Amélia, no dia 7 de março. Na instituição, a palestra sobre os benefícios da parceria entre educadores e familiares contou com a presença de pais e mães de alunos, professores, representantes do Conselho Escolar, especialistas em educação e membros do Comitê de Mobilização da Baixada Fluminense.

O evento no CE Santa Amélia foi promovido como desdobramento do Projeto de Interação Família-Escola-Comunidade idealizado pelo mobilizador David Arcenio, iniciado em 2014 e implementado pela direção da escola como estratégia pedagógica. Conduzidas por David, as exposições da palestra abordaram a mensagem da Cartilha da Mobilização e incentivaram a reflexão sobre a participação democrática na educação.

Mobilizador David Arcenio conversou com familiares de alunos
do CE Santa Amélia sobre a importância de acompanharem
os estudos de crianças e jovens
“Como resultados da atividade, houve aprofundamento da interação entre escola, família e comunidade, o que favoreceu a conquista das metas educacionais previstas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. A participação dos pais tem sido o diferencial na educação oferecida pelo Colégio, ao lado do empenho dos professores e da comunidade escolar”, destacou David.


Fórum de Debates

Participantes do I Fórum de Debates realizado na OAB-RJ
A importância do envolvimento das famílias e da comunidade na trajetória educacional de crianças e jovens também foi tema de discussões durante o I Fórum de Debate promovido pela mobilizadora e secretária executiva do Conselho Municipal de Educação de Belford Roxo, France Rose Oliveira de Araújo. Realizado na Ordem dos Advogados do Brasil, no dia 12 de março, a atividade discutiu a realização do Dia C nas Escolas – evento que tem como objetivo adequar o Plano Municipal de Educação por meio do fortalecimento dos Conselhos Escolares e da relação entre família, escola e comunidade.

Presentes no evento discutiram o papel dos conselhos escolares
para implementar o Plano Municipal de Educação
A abertura do Fórum contou com palestra conduzida pela Promotora de Justiça da Tutela Coletiva de Proteção à Educação, Elayne Christina da Silva Rodrigues. Em sua apresentação, a promotora esclareceu que o Ministério Público não é apenas um órgão de fiscalização, mas também de mobilização para superar os desafios do município. 

Além da promotora, participaram do evento o secretário municipal de Educação, Wagner Turques; o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Antonio Lustosa; e a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS – Fundeb), Janete de Menezes. Estiveram presentes, ainda, gestores escolares, pais e mães de alunos, conselheiros escolares em formação e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

A Mobilização no Rio de Janeiro


Além de Belford Roxo, diversas cidades do Rio de Janeiro têm aderido à Mobilização Social pela Educação e se empenhado para apresentar às famílias e à comunidade a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.  Recentemente, o Blog da Mobilização vai divulgou ações de incentivo à interação família-escola desenvolvidas em outros municípios fluminenses. Clique nos links abaixo para conferir:

Nenhum comentário: