quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mobilizadores de Pindamonhangaba (SP) acompanham execução do Plano Municipal de Educação

Mobilizadores, educadores e membros da comunidade
participaram de audiência pública sobre o PME
(foto: Portal de Notícias AgoraVale)
Os mobilizadores sociais pela Educação de Pindamonhangaba (SP) acrescentaram mais uma pauta às suas atividades: acompanhar a implementação do Plano Municipal de Educação (PME), instituído pela Lei nº 5.786, de 23 de junho de 2015. Elaborado em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), o PME norteará as políticas de educação no município nos próximos dez anos. 

A participação dos mobilizadores iniciou-se ainda na construção do PME, em reuniões e audiências públicas promovidas pela Prefeitura Municipal. Em um desses encontros, realizado no dia 13 de maio, na Câmara de Vereadores, os mobilizadores se juntaram a professores, estudantes, membros da Comissão de Educação da Câmara, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria Regional de Ensino e do Conselho Municipal de Educação, entre outros, e apresentaram propostas para o texto do PME. 

A mobilizadora Doris Bertolino participou das discussões
sobre as 20 metas do PME

(foto: Portal de Notícias AgoraVale)
A mobilizadora Doris Cardoso Prudente Bertolino destacou a importância do envolvimento da sociedade nessas atividades. “Estive presente juntamente com outros mobilizadores e fiz algumas intervenções importantes. Acredito que ainda nossa população está pouco acostumada a essas ações, mas não podemos parar e precisamos mobilizar mais pessoas para exercerem sua cidadania, principalmente nesses espaços”, ponderou.

Plano Municipal de Educação (PME)

Os Planos Municipais de Educação têm como objetivo articular, na esfera municipal, as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei Federal nº 13.005/14. Embora contribuam para que sejam alcançadas as metas nacionais, os PMEs devem considerar as prioridades de cada local e contemplar as especificidades de todos os setores da sociedade.

Acesse aqui o arquivo da Lei que instituiu o Plano Municipal de Educação de Pindamonhangaba.

Com informações de Doris Cardoso Prudente Bertolino, mobilizadora social pela Educação em Pindamonhangaba (SP).

Nenhum comentário: