sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Reuniões pedagógicas incentivam participação das famílias em escola de Cambuí (MG)

Familiares receberam exemplares da cartilha Acompanhem
a vida escolar dos seus filhos
Por meio de reuniões periódicas com familiares de alunos, a Escola Municipal Joaquim da Silva de Oliveira, em Cambuí (MG), tem buscado aproximar pais, mães e responsáveis do cotidiano escolar. Os encontros são organizados pela equipe pedagógica da unidade de ensino e têm como principal pauta a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Participantes dos encontros leem e discutem a mensagem
da cartilha durante as reuniões
Além dos familiares, as atividades contam com a presença de professores e de membros da comunidade. Durante as ações, os pais conhecem, ainda, a rotina dos alunos na instituição, o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) da escola e são orientados a se envolverem de maneira mais efetiva na trajetória estudantil. As duas últimas reuniões pedagógicas com a participação das famílias foram realizadas no dia 15 de julho e no dia 30 de abril.

As reuniões são realizadas periodicamente com os familiares e
membros da comunidade
De acordo com a diretora da EM Joaquim da Silva de Oliveira, Ana Cecília Lambert Pereira, as atividades têm apresentado bons resultados. “Tivemos resultados satisfatórios, com pais participativos. Ficamos muito felizes com a distribuição das cartilhas para as comunidades”, comemorou.



Com informações de Ana Cecília Lambert Pereira, mobilizadora social pela Educação em Cambuí (MG).

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Especialista em Pedagogia Social ressalta a importância da interação família-escola

A especialista em Pedagogia Social, Bel Santos Mayer
(foto: 
LiteraSampa)
O Blog Educação, mantido pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação, entrevistou a especialista em Pedagogia Social pela Universidade Salesiana de Roma, Bel Santos Mayer, sobre a importância da participação das famílias e da comunidade para a garantia do direito à educação e sobre alguns dos principais desafios da mobilização social. A educadora tem uma longa trajetória relacionada a organizações sociais que trabalham em prol da mobilização social pela educação, em especial em bairros periféricos da cidade de São Paulo, e já participou de projetos de equidade racial e de gênero na educação e de capacitação em direitos humanos. Atualmente, é uma das coordenadoras do Polo de Leitura LiteraSampa e atua no Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – Ibeac.

Confira abaixo a entrevista: 

Blog Educação – Qual a importância da mobilização da sociedade para a melhoria da educação?
Bel Santos Mayer – Eu não consigo pensar a melhoria da educação sem o envolvimento de toda a sociedade. Se, por um lado, todos nós reconhecemos que a educação é primordial para a melhora da realidade do país, e estamos sempre admirando os países que investiram em educação, por outro lado existe uma postura da maior parte da sociedade de terceirizar a questão da educação, de achar que é responsabilidade somente do Estado e dos educadores. Na minha compreensão, a ideia de que é preciso toda uma aldeia para se educar uma criança, um adolescente, um jovem, é mais do que verdadeira. A única possibilidade de a educação ter sentido para a vida, para a comunidade, é se todos nós estivermos envolvidos com ela.
Blog Educação – Nesse sentido, qual a importância, em particular, do envolvimento da família na educação de crianças e adolescentes?
B. S. M. – Um ganho que nós tivemos no processo de democratização do país foi o Artigo 225 da Constituição, que diz que para garantir o direito das crianças e dos adolescentes deve haver o envolvimento do Estado, da família e de toda a sociedade. E o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA reforça isso. Não é possível que o Estado dê conta sozinho. É responsabilidade dele a oferta do equipamento físico, dos educadores, mas a qualidade da educação e o desenvolvimento dessa educação tem de ser um compromisso da família e da sociedade. O que vai conferir à criança a noção da importância da educação? É o quanto aquela educação e aqueles conhecimentos são valorizados pelas pessoas que ela ama. Quando a família se envolve, está dizendo para a criança que esse aprendizado é importante.
Blog Educação – Você mencionou o ECA, que coloca como direito da criança e do adolescente também a convivência familiar e comunitária. Estes direitos que andam de mãos dadas seriam o direito à educação e o direito à convivência familiar e comunitária?
B. S. M. – Exatamente. Se você for pensar, o que a gente tem como espaços de convivência, falando das áreas mais periféricas, que são muito carentes de espaços culturais, são os espaços da saúde e da educação. O espaço da saúde, por mais que a gente tenha um discurso preventivo, em geral só se vai até ele quando existe a falta de saúde. O espaço que garante a continuidade, a intencionalidade e a convivência é a escola. Este espaço precisa se abrir, pois a criança chega à escola com sua família, com sua história e com a história da sua comunidade.
Blog Educação – Do ponto de vista do mobilizador social, quais os principais desafios que precisam ser superados para mobilizar uma comunidade em prol da educação?
B. S. M. – O primeiro desafio é a questão do preconceito. Existe uma tendência de olhar para a comunidade como um poço de carências. A gente olha para tudo aquilo que falta: os pais não são escolarizados, a região é carente, a família não participa. É preciso superar esse olhar tendencioso e preconceituoso. O que essa comunidade tem? Quais são as histórias dessa comunidade que merecem ser evidenciadas e fazer parte do currículo da escola?
Um segundo desafio é criar espaços efetivos de participação da família e da comunidade. Existe uma tendência a envolver a comunidade como plateia e não como ator. Preparar um evento para a comunidade olhar é uma forma de ela fazer parte, mas não é suficiente se a gente quer que aquela família e aquela comunidade acompanhem o currículo da escola. É preciso pensar canais de participação efetivos em que as pessoas não se sintam melindradas. Como fazer das reuniões de pais, por exemplo, um momento de comunicar a proposta da escola, seu projeto político pedagógico, as possibilidades de participação.
Blog Educação – No caso da pessoa que vive em determinada comunidade e que tem interesse em contribuir para a melhoria da educação no seu bairro ou na sua cidade, que caminhos ela pode buscar?
B. S. M. – Eu tenho visto experiências muito interessantes. Uma forma de participação é a escola hospedar eventos que acontecem dentro da comunidade. Tenho visto muitas regiões que ocupam espaços diversos, desde bares, como a experiência dos saraus literários de São Paulo, da Cooperifa, até cemitérios, como no caso da biblioteca comunitária de Parelheiros. Outro canal que eu acredito que funciona bastante é o jornal mural, localizado no pátio da escola. Quando vou a uma escola, observo o conteúdo desse jornal mural. Se ele fala apenas sobre o que está acontecendo na escola ou se é um espaço de comunicação sobre o que a comunidade faz. Também existem canais mais formais, como os conselhos e as associações de pais e mestres.
Por Bernardo Vianna / Blog Educação

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Beneficiários do Bolsa Família conhecem mensagem da cartilha da Mobilização em Oeiras (PI)

Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento em Oeiras (PI)
Divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos tem sido a estratégia da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Oeiras, no Piauí, para conscientizar famílias de alunos sobre a importância da sua participação no cotidiano escolar. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Semed e a equipe de Mobilização Social pela Educação do município apresentaram o conteúdo da publicação a beneficiários do Programa Bolsa Família da zona rural e urbana de Oeiras.

Participantes da atividade receberam exemplares da cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Realizada no dia 16 de junho, a atividade contou com a presença de cerca de 2 mil beneficiários do programa. Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, destacou a necessidade de fortalecer o vínculo entre escolas e famílias para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Além de apresentar a cartilha da Mobilização, a atividade teve como objetivo orientar as famílias que recebem o benefício sobre as condicionalidades do Bolsa Família. Entre as exigências do programa, está a frequência escolar de 85% ao mês, para os estudantes de 6 a 15 anos, e de 75%, para aqueles com idades entre 16 a 17 anos. 

Com informações de Suely Brito, mobilizadora social pela Educação em Oeiras (PI).

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Espigão d’Oeste (RO) reforça ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Espigão d'Oeste (RO)
Sensibilizar as famílias da zona rural e urbana, em especial aquelas atendidas pelo Conselho Tutelar e beneficiárias do Programa Bolsa Família, sobre a importância de sua participação no cotidiano escolar de crianças e jovens é prioridade dos mobilizadores sociais pela Educação de Espigão d’Oeste, em Rondônia. A atuação dos voluntários locais foi reforçada pela Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade no dia 22 de julho.

Divididos em grupos, mobilizadores debateram sobre
as ações a serem desenvolvidas no município
Durante a Oficina, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Espigão d’Oeste (SEMED), os participantes receberam orientações, entre outros tópicos, sobre como dialogar com os familiares sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, principal instrumento de trabalho dos mobilizadores. Como resultado da formação, além da divulgação da cartilha, os voluntários espigoenses vêm se empenhando para instituir em lei o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação e para criar o Comitê de Mobilização local.

Autoridades locais também estiveram presentes
na Oficina
Participaram do evento de capacitação pais e mães de alunos, gestores escolares, professores, lideranças comunitárias e religiosas, membros do Conselho Tutelar e de conselhos escolares, representantes da Câmara de Vereadores, entre outros. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação de Cacoal, município vizinho a Espigão d’Oeste. As exposições da Oficina foram conduzidas pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina Sousa Carvalhal.

De acordo com a técnica da SEMED de Espigão d’Oeste, Rosimara  Matos  Rodrigues  Specia, a formação teve avaliação positiva pelos participantes. “Todos saíram motivados e comprometidos a atuarem na melhoria da qualidade de Educação de seus municípios”, afirmou.

Confira abaixo entrevista da representante do PMSE/MEC, Luiza Catarina, concedida à TV da Prefeitura de Espigão d’Oeste após a realização da Oficina: 


video

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MG: Bonito de Minas, Pai Pedro e Gameleiras recebem Oficinas de Formação de Mobilizadores

Dando continuidade à parceria entre o Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC) e a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais – CIMOS-Norte, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, os municípios de Bonito de Minas, Pai Pedro e Gameleiras recebem, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, respectivamente, Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. As exposições dos eventos serão conduzidas pela coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos.

Promovidas por meio do Projeto Social 10Envolver, realizado pela CIMOS nos dez municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do estado, as atividades de formação contam com o apoio das secretarias municipais de Educação. Durante as Oficinas, os participantes vão receber orientações para desenvolver, junto a suas comunidades, ações de incentivo à interação família-escola e, assim, contribuir para a superação dos desafios educacionais da região.

Entre os tópicos a serem apresentados e debatidos nas formações, estão as metas e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação, dados da educação no Brasil e nos três municípios, além de exemplos de boas práticas de incentivo à interação família-escola em diversas localidades.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Bonito de Minas (MG)
Data: 25 de agosto de 2015
Local: Câmara Municipal de Bonito de Minas
Horário: 9h às 17h

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Pai Pedro (MG)
Data: 26 de agosto de 2015
Local: Câmara Municipal de Pai Pedro
Horário: 9h às 17h

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Gameleiras (MG)
Data: 27 de agosto de 2015
Local: Câmara Municipal de Gameleiras
Horário: 9h às 17h

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

MEC convoca sociedade brasileira para debate e elaboração das leis do Sistema Nacional de Educação

Ao formular um projeto para a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE), o Ministério da Educação convoca a sociedade brasileira para estabelecer uma cooperação federativa. No documento Instituir um Sistema Nacional de Educação: Agenda Obrigatória para o País, divulgado no fim do primeiro semestre, o MEC apresenta um conjunto de propostas articuladas para a elaboração da legislação que vai reger o sistema.

O SNE, exigência do Plano Nacional de Educação, em vigor (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014), tem prazo até junho de 2016 para ser instituído. A proposta do MEC está aberta a contribuições, com uma agenda que inclui recebimento de colaborações, debate nacional sobre propostas e diálogo com conselheiros e parlamentares, até a tramitação dos projetos no Congresso Nacional.

O principal objetivo do SNE é aperfeiçoar a organização da educação para que as políticas públicas sejam mais orgânicas e capazes de assegurar o direito constitucional com equidade. Nesse sentido, há a proposta de um conjunto normativo com alterações na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB); a regulamentação do art. 23 da Constituição Federal, no que se refere à Lei de Responsabilidade Educacional; a adaptação das regras de financiamento e a adequação dos sistemas de ensino às novas normas nacionais.

“São 5,57 mil municípios e 26 estados no país, e não há um sistema que integre as ações de maneira vinculante e obrigatória para que os entes da Federação cumpram a obrigação de garantir o direito ao acesso à educação de qualidade a todos os brasileiros”, diz a diretora de articulação com os sistemas de ensino do MEC, Flávia Nogueira.

Segundo o documento, será necessária a elaboração de vários projetos de lei para instituir o SNE, o que exigirá acordos sobre o tema. “O MEC adotou a metodologia da construção coletiva para que os projetos representem o desejo da sociedade e sejam acolhidos no Congresso Nacional”, diz Flávia. “Isso exige diálogo, e todas as propostas são bem-vindas.”

Caminho — No artigo A Agenda Urgente do Brasil, divulgado na imprensa e na página do PNE na internet, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, insiste na pactuação. “Em um país federativo como o nosso, política nacional se constrói com acordo, pactos e compromissos comuns”, afirma. “Esse é o caminho escolhido pelo Ministério da Educação.”

A agenda para a instituição do SNE estabelece prazo para os debates e apresentação de contribuições até o fim deste ano, com previsão de uma consulta pública em três meses. Os projetos de lei devem ser elaborados entre janeiro e fevereiro de 2016, para tramitação no Congresso Nacional em junho. Após a aprovação do sistema, deve ser estruturada até dezembro uma rede de assistência técnica para a adequação das leis que organizam os sistemas estaduais e municipais.

Texto: Ana Cláudia Salomão - Portal do MEC

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Feiras de ciências aproximam pais, alunos e comunidade escolar em Palmas (TO)

Em preparação para a Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (Fecit), a ser realizada durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, de 20 a 23 de outubro, as escolas da rede municipal de ensino de Palmas (TO) vêm promovendo ações envolvendo estudantes, professores, pais de alunos e membros da comunidade local. Como parte dessa programação, na segunda metade do mês de agosto, os Centros Municipais de Educação (CMEIs) realizam o evento “Berço de Talentos”, aberto à comunidade.

Boletim da Secretaria de Educação de Palmas
destacou trabalhos dos alunos nas feiras de ciências
(clique na imagem para visualizar)
Segundo a mobilizadora social pela Educação e coordenadora geral da Fecit, Monique Wermuth Figueras, o Berço de Talentos – que conta com a participação de crianças de 4 e 5 anos de idade –  tem como objetivo ampliar o conhecimento científico dos alunos. “Os CMEIs abrirão os espaços para envolver a comunidade em atividades sensoriais”, explicou.

De 2 a 29 de junho, as escolas municipais de ensino fundamental da capital tocantinense realizaram feiras de ciências, das quais foram selecionados projetos sobre diversas áreas do conhecimento para apresentação na Fecit. Os trabalhos dos alunos foram desenvolvidos sob a orientação dos professores e com o apoio dos familiares.

“A participação e envolvimento dos pais e da comunidade foi geral. Eles participaram em busca de material e na confecção de protótipos, ajudando os alunos”, contou Monique Figueras.

O secretário municipal de Educação de Palmas, Danilo de Melo Souza, também enfatizou a importância da participação da comunidade nas atividades de educação científica. “O projeto é uma forma de envolver toda a comunidade em prol do desenvolvimento educacional, visando aumentar a motivação, a participação, o desempenho em todas as áreas do conhecimento, propondo uma educação baseada na pesquisa, tornando Palmas, uma capital onde existe um grande público acadêmico, um Berço de Talentos Nacional”, destacou.

Para a seleção das experiências e organização da Fecit 2015, foi formado um comitê científico, integrado por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), da Universidade Federal do Tocantins (UFTO), das unidades de ensino locais e de instituições do Sistema S – Sebrae, Sesi, Senac e Sesc, entre outras entidades. Os trabalhos foram escolhidos por modalidade – Nível Fundamental do 1º ao 5º ano, Nível Fundamental do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participaram das ações, até o momento, 23.132 alunos de 41 escolas de Ensino Fundamental, 638 alunos de EJA e 7.623 alunos de 28 CMEIs.

Saiba mais sobre a Fecit no site da Prefeitura de Palmas.

Com informações da mobilizadora Monique Wemuth Figueras e do secretário municipal de Educação de Palmas, Danilo de Melo Souza.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Representantes de diversos segmentos sociais participam de formação de mobilizadores em Araguari (MG)

Professores, coordenadores e gestores escolares da rede pública e privada de ensino, membros do Conselho Tutelar e de conselhos educacionais, representantes de entidades religiosas, do Ministério Público, de sindicatos e de associações municipais estão entre os participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação a ser realizada em Araguari (MG), nesta quinta-feira, dia 20 de agosto.  A atividade contará com a presença, ainda, do prefeito Raul José de Belém, de vereadores e de secretários administrativos.

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Araguari, a Oficina será conduzida pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos. Durante o evento, os participantes vão conhecer as metas e estratégias do PMSE, bem como exemplos bem-sucedidos de sua implementação em diversas localidades. Serão apresentados, também, dados da educação no Brasil e no município e a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Para concluir a atividade, os participantes serão orientados, por meio de debate em grupos, a elaborarem Plano de Ação a ser desenvolvido no município. As ações previstas no documento deverão fortalecer o relacionamento entre pais, educadores e comunidade em Araguari e contribuir, assim, para a melhoria da qualidade da educação oferecida na cidade.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Araguari (MG)
Data: 20 de agosto de 2015
Local: Auditório da Policlínica
Horário: 7h30 às 17h

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Contribuir para melhoria do Ideb é prioridade dos mobilizadores de Montes Altos (MA)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Montes Altos (MA)
Mobilizar famílias, educadores e comunidade para o cumprimento das metas do Plano Municipal da Educação e, assim, contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município é uma das prioridades dos mobilizadores de Montes Altos, no Maranhão. Esse e outros objetivos foram elencados pelos voluntários locais no Plano de Ação elaborado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade nos dias 6 e 7 de julho.

Promovida por iniciativa da secretária municipal de Educação de Montes Altos, Aldiva Pereira, a formação contou com cerca de 120 participantes, entre pais e mães de alunos, técnicos, professores e gestores das unidades de ensino da cidade, além de representantes da Pastoral da Criança, da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e do Sindicato dos Professores de Montes Altos. O evento foi realizado como desdobramento da participação de representantes do município no XV Fórum Estadual da seccional maranhense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA).

A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi
apresentada aos participantes
Para construir o Plano de Ação, foram fornecidas, durante a Oficina, informações sobre os avanços e desafios da Educação no Brasil e em Montes Altos, bem como sugestões de atividades baseadas em experiências bem-sucedidas de Mobilização em diversas localidades. Foram apresentadas, ainda, as orientações do PMSE e da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, entre outros tópicos. As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos.

Entre as ações destacadas pelos mobilizadores no Plano de Ação, que visam contribuir para a melhoria do Ideb no município, estão a sensibilização de gestores, coordenadores e professores para que ressignifiquem suas relações com familiares de alunos, envolvendo-os em projetos pedagógicos; a ampliação do protagonismo da família na vida escolar dos seus filhos, por meio de políticas intersetoriais com órgãos de apoio à criança e ao adolescente; e o fortalecimento da participação da comunidade nos conselhos escolares. 

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Prática exitosa de Mobilização é apresentada em Semana Pedagógica em Araucária (PR)

O mobilizador Everton Oliveira apresentou prática exitosa
de mobilização em prol da melhoria da Educação
A Mobilização Social pela Educação foi tema de apresentação conduzida pelo mobilizador Everton Oliveira de Souza durante a Semana Pedagógica 2015, realizada de 1 a 3 de julho pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED). Em sua exposição, o integrante do Comitê de Mobilização de Araucária relatou experiência bem-sucedida de mobilização de famílias e da comunidade escolar, desenvolvida na Escola Rural Municipal Rui Barbosa.

Segundo Everton, as atividades de incentivo à interação família-escola promovidas na unidade de ensino contribuíram para a melhoria dos indicadores da escola. “Com as ações realizadas, a equipe escolar conseguiu melhorar o rendimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em dois anos em 40%, saltando de 3.8 para 4.9 entre 2009 e 2011, e superando a meta para 2013, chegando a 5.6”, informou.

Diretores, professores, pedagogos e outros profissionais
da educação do município participaram da Semana Pedagógica
Os bons resultados da instituição, afirma Everton, foram consequência do trabalho em equipe desenvolvido pela instituição e de atividades extracurriculares com os alunos. “Foi um trabalho coletivo, todos participaram. Desde a servente até a diretora. Fico feliz de poder ter sido parte desse sucesso da escola”, comemorou.

O mobilizador ressaltou, ainda, a importância do apoio das famílias para a melhoria do rendimento dos alunos. “Eles se sentem mais valorizados e, com isso, têm maior vontade de aprender”, ponderou. Durante as ações na unidade educacional do campo, para sensibilizar pais, mães e responsáveis sobre a necessidade de sua participação, Everton divulgou a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Além do relato da experiência, o membro do Comitê de Mobilização de Araucária expôs as metas e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e apresentou as orientações da Cartilha aos profissionais da educação presentes na Semana Pedagógica.

Com informações de Everton Oliveira de Souza, mobilizador social pela Educação em Araucária (PR).

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mobilizadores de Pindamonhangaba (SP) acompanham execução do Plano Municipal de Educação

Mobilizadores, educadores e membros da comunidade
participaram de audiência pública sobre o PME
(foto: Portal de Notícias AgoraVale)
Os mobilizadores sociais pela Educação de Pindamonhangaba (SP) acrescentaram mais uma pauta às suas atividades: acompanhar a implementação do Plano Municipal de Educação (PME), instituído pela Lei nº 5.786, de 23 de junho de 2015. Elaborado em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), o PME norteará as políticas de educação no município nos próximos dez anos. 

A participação dos mobilizadores iniciou-se ainda na construção do PME, em reuniões e audiências públicas promovidas pela Prefeitura Municipal. Em um desses encontros, realizado no dia 13 de maio, na Câmara de Vereadores, os mobilizadores se juntaram a professores, estudantes, membros da Comissão de Educação da Câmara, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria Regional de Ensino e do Conselho Municipal de Educação, entre outros, e apresentaram propostas para o texto do PME. 

A mobilizadora Doris Bertolino participou das discussões
sobre as 20 metas do PME

(foto: Portal de Notícias AgoraVale)
A mobilizadora Doris Cardoso Prudente Bertolino destacou a importância do envolvimento da sociedade nessas atividades. “Estive presente juntamente com outros mobilizadores e fiz algumas intervenções importantes. Acredito que ainda nossa população está pouco acostumada a essas ações, mas não podemos parar e precisamos mobilizar mais pessoas para exercerem sua cidadania, principalmente nesses espaços”, ponderou.

Plano Municipal de Educação (PME)

Os Planos Municipais de Educação têm como objetivo articular, na esfera municipal, as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei Federal nº 13.005/14. Embora contribuam para que sejam alcançadas as metas nacionais, os PMEs devem considerar as prioridades de cada local e contemplar as especificidades de todos os setores da sociedade.

Acesse aqui o arquivo da Lei que instituiu o Plano Municipal de Educação de Pindamonhangaba.

Com informações de Doris Cardoso Prudente Bertolino, mobilizadora social pela Educação em Pindamonhangaba (SP).

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Pais influenciam mais o desempenho dos alunos do que a infraestrutura da escola

O envolvimento dos pais e o nível socioeconômico das famílias têm maior influência no desempenho dos estudantes do ensino fundamental no Brasil do que a infraestrutura das escolas e o fato de os estabelecimentos estarem localizados no campo ou na cidade.

É o que mostra o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce), lançado hoje (30) pelo Escritório Regional de Educação da Unesco para a América Latina e o Caribe. O estudo também considera a disponibilidade de material escolar e a pontualidade dos professores como fatores que melhoram o desempenho.

“Não se observam diferenças de desempenho entre escolas urbanas públicas, urbanas privadas, nem rurais, depois de considerar todos os fatores de contexto social, de aula e escolares. O mesmo ocorre com a infraestrutura, que não mostra relações significativas com o desempenho”, diz o estudo.

O Terce avalia o desempenho escolar no ensino fundamental – do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, no Brasil; e da 3ª à 6ª série, nos demais países – em matemática, linguagem (leitura e escrita) e ciências naturais. Os primeiros resultados do Terce foram divulgados no ano passado. Nesta divulgação, o estudo incluiu os fatores associados à aprendizagem em cada país.

De acordo com o estudo, no Brasil, o desempenho dos estudantes melhora quando os pais acompanham os resultados obtidos na escola, apoiam os filhos e chamam a atenção deles. O desempenho, no entanto, piora, quando os pais supervisionam e ajudam sempre nas tarefas escolares, tirando a autonomia dos filhos.

Segundo o estudo, os estudantes que vivem em regiões desfavorecidas têm desempenho pior, independentemente das condições da própria casa. No entanto, se os pais têm altas expectativas e incentivam os filhos quanto ao que será capaz de alcançar no futuro, ele obtém melhores resultados.

O Terce é um estudo de desempenho da aprendizagem em larga escala realizado em 15 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai), além do estado de Nuevo León (México). Mais de 134 mil crianças do ensino fundamental participaram da avaliação.

Leia mais no site da Agência Brasil

Texto: Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Mobilizadores participam de formação em municípios do Norte de Minas Gerais

Os municípios de Indaiabira e Fruta de Leite, localizados na região Norte de Minas Gerais, recebem, nesta quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de agosto, Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. As atividades são organizadas pela regional Norte da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais – CIMOS-Norte, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Projeto Social 10Envolver, realizado nos dez municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do estado.

Ambos os eventos de formação terão exposições conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos. Durante as Oficinas, os participantes vão receber orientações para atuarem como mobilizadores e promoverem ações de incentivo à interação família-escola junto a suas comunidades, visando contribuir para a superação dos desafios educacionais do município. Entre os temas abordados, serão apresentadas as metas e estratégias do PMSE, dados da educação no Brasil e nos municípios e exemplos de boas práticas de Mobilização desenvolvidas por mobilizadores de diversas localidades.

Para o analista do Ministério Público, Jonas Vaz Leandro Leal, as Oficinas no Norte de Minas ampliam a parceria da CIMOS com o Plano de Mobilização Social pela Educação do MEC. “O convite [para que equipe do PMSE encaminhasse palestrante para os eventos] tem como objetivo reforçar a parceria, já frutuosa, entre o PMSE-MEC e a Cimos/Projeto 10Envolver, iniciada com a realização das oficinas nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha”, ressaltou. 

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Indaiabira (MG)
Data: 12 de agosto de 2015
Local: Câmara Municipal de Indaiabira-MG
Horário: 8h às 18h

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Fruta de Leite (MG)
Data: 13 de agosto de 2015
Local: Escola Estadual Aníbal Gonçalves das Neves - Fruta de Leite-MG
Horário: 8h às 18h

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Unidade Regional de Educação de Balsas (MA) promove Oficina de Formação de Mobilizadores

Gestores escolares e coordenadores da rede estadual de ensino, agentes comunitários, secretários municipais de Educação e técnicos dos 14 municípios jurisdicionados à Unidade Regional de Educação (URE) de Balsas, no Maranhão, participam, nesta sexta-feira (7), de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O evento é promovido pela URE e conta com exposições conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Sérgio Benedito Maia.

Durante a Oficina, serão apresentadas as metas, estatísticas e estratégias do PMSE, bem como exemplos bem-sucedidos de sua implementação em diversas cidades. Os participantes serão orientados, ainda, a trabalharem com a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e conhecerão dados da Educação no Brasil e no Maranhão. A formação também visa contribuir para a elaboração de Plano de Ação a ser desenvolvido de acordo com as particularidades sociais e educacionais de cada localidade.

A capacitação em Balsas é um dos resultados da participação de representantes do município na Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em São Luís, em junho deste ano. Na oportunidade, técnicos e gestores de UREs do estado se reuniram para conhecer as orientações do PMSE e, a partir de então, têm se comprometido a divulgar a Mobilização Social pela Educação em suas regiões de atuação.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Balsas (MA)
Data: 7 de agosto de 2015
Local: Auditório da Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Horário: 9h às 18h

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Teixeira de Freitas (BA) reforça mobilização das famílias em prol da Educação

Com o intuito de fortalecer a mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação, o município baiano de Teixeira de Freitas promove, nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de agosto, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas (SMEC), a atividade conta com exposições conduzidas pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação  do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina Sousa Carvalhal.

Por meio da capacitação de agentes mobilizadores, a Secretaria de Educação de Teixeira de Freitas pretende reforçar o Programa SMEC da Escola, que tem objetivos alinhados com o Plano de Mobilização desenvolvido pelo MEC. Entre suas finalidades, o programa visa incentivar a participação de familiares de alunos e da comunidade escolar nas ações promovidas pela Secretaria de Educação, de forma a melhorar a educação oferecida no município.

Durante a atividade de formação, serão apresentadas as metas, estratégias e estatísticas do PMSE, bem como exemplos bem-sucedidos da implementação do Plano em diversas localidades. Os fundamentos da interação família-escola, o Plano Nacional de Educação (PNE) e os avanços e desafios da educação no Brasil também estão entre os temas a serem debatidos na Oficina.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Teixeira de Freitas (BA)
Data: 6 e 7 de agosto de 2015
Local: Câmara Municipal de Teixeira de Freitas - BA
Horário: 8h às 18h

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Gestores educacionais participam de Oficina de Formação de Mobilizadores em São Luís (MA)

Participantes da Formação em São Luís (MA)
Técnicos e gestores de Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado do Maranhão participaram, nos dias 16 e 17 de junho, de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em São Luís (MA). A capacitação foi organizada pela Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC), em conjunto com a Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (SAPE).

Além de educadores da capital maranhense, a formação contou com a presença de representantes dos municípios de Imperatriz, Rosário, Itapecuru Mirim, Açailândia, Zé Doca, São João dos Patos, Caxias, Pedreiras, Balsas, Santa Inês, Chapadinha, Viana, Barra do Corda e Timon. As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos.

Técnicos e gestores das UREs do Maranhão debateram
formas de disseminar o PMSE
Para subsidiar a elaboração de Plano de Ação a ser desenvolvido pelos gestores e técnicos das UREs em suas localidades, foram apresentados, durante a formação, os fundamentos e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação, bem como os avanços e desafios da Educação no Brasil e no Maranhão. Os participantes conheceram, ainda, as orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e debateram formas de trabalhar a publicação junto a familiares de baixa escolaridade.

Lenir Moraes, assessora da Secretaria Adjunta de Projetos
Especiais, foi uma das organizadoras do evento de formação
Entre as ações propostas pelos mobilizadores na Oficina, foi estabelecido como prioridade a divulgação do PMSE aos demais técnicos das Unidades Regionais de Educação, além de disseminar o Plano aos gestores e técnicos do sistema estadual e aos secretários municipais de Educação de suas cidades. Foi sugerido, também, que os mobilizadores participem como voluntários em programas que transformem as escolas em espaços comunitários; incentivem a criação de conselhos escolares e dialoguem com os já existentes; estimulem jovens e adultos a se alfabetizarem; e integrem os programas de educação com os de outras áreas, como saúde, esporte e assistência social.

A mobilizadora e técnica da Unidade Regional de Educação de Santa Inês, Linete Colares, comemorou a adesão da Secretaria de Estado de Educação às ações do PMSE. "Estou muito feliz com a adesão verdadeira do Maranhão à Mobilização Social pela Educação. Tenho esperança que um dia a educação seja responsabilidade de todos", declarou.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Interação família-escola-comunidade é fortalecida em Belford Roxo (RJ)

Participantes da atividade de mobilização na EM Manoel Gomes
Por meio de eventos em escolas e outras ações que envolveram representantes de diversos segmentos sociais, o município de Belford Roxo (RJ) tem buscado fortalecer o vínculo entre professores, familiares e comunidade. As atividades são desenvolvidas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Ministério Público, de conselheiros escolares e de mobilizadores sociais pela Educação que atuam na Baixada Fluminense.

Exemplo do empenho dos voluntários locais para mobilizar as famílias em prol da melhoria da Educação pôde ser conferido na Escola Municipal Manoel Gomes, no dia 16 de maio. Na oportunidade, a comunidade escolar participou de palestra sobre interação família-escola, organizada pelo gestor da unidade de ensino, professor Marcos Duarte, e conduzida pelo mobilizador David Arcenio.

A palestra sobre interação família-escola-comunidade foi
conduzida pelo mobilizador David Arcenio
Durante a atividade, foram debatidas formas de melhorar a gestão democrática e de ressignificar o diálogo com as famílias, para que elas passem a participar efetivamente do cotidiano escolar. “Foi enriquecedor ver os participantes – professores, responsáveis pelos alunos e especialistas em educação – discutindo estratégias para melhorar a participação das famílias no processo educativo e na gestão democrática. A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi o ponto alto do encontro, quando foi apresentada e lida por todos os presentes”, contou David.

Cartilha da Mobilização foi apresentada a familiares de alunos
do Colégio Estadual Santa Amélia
Ação semelhante havia sido realizada no Colégio Estadual Santa Amélia, no dia 7 de março. Na instituição, a palestra sobre os benefícios da parceria entre educadores e familiares contou com a presença de pais e mães de alunos, professores, representantes do Conselho Escolar, especialistas em educação e membros do Comitê de Mobilização da Baixada Fluminense.

O evento no CE Santa Amélia foi promovido como desdobramento do Projeto de Interação Família-Escola-Comunidade idealizado pelo mobilizador David Arcenio, iniciado em 2014 e implementado pela direção da escola como estratégia pedagógica. Conduzidas por David, as exposições da palestra abordaram a mensagem da Cartilha da Mobilização e incentivaram a reflexão sobre a participação democrática na educação.

Mobilizador David Arcenio conversou com familiares de alunos
do CE Santa Amélia sobre a importância de acompanharem
os estudos de crianças e jovens
“Como resultados da atividade, houve aprofundamento da interação entre escola, família e comunidade, o que favoreceu a conquista das metas educacionais previstas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. A participação dos pais tem sido o diferencial na educação oferecida pelo Colégio, ao lado do empenho dos professores e da comunidade escolar”, destacou David.


Fórum de Debates

Participantes do I Fórum de Debates realizado na OAB-RJ
A importância do envolvimento das famílias e da comunidade na trajetória educacional de crianças e jovens também foi tema de discussões durante o I Fórum de Debate promovido pela mobilizadora e secretária executiva do Conselho Municipal de Educação de Belford Roxo, France Rose Oliveira de Araújo. Realizado na Ordem dos Advogados do Brasil, no dia 12 de março, a atividade discutiu a realização do Dia C nas Escolas – evento que tem como objetivo adequar o Plano Municipal de Educação por meio do fortalecimento dos Conselhos Escolares e da relação entre família, escola e comunidade.

Presentes no evento discutiram o papel dos conselhos escolares
para implementar o Plano Municipal de Educação
A abertura do Fórum contou com palestra conduzida pela Promotora de Justiça da Tutela Coletiva de Proteção à Educação, Elayne Christina da Silva Rodrigues. Em sua apresentação, a promotora esclareceu que o Ministério Público não é apenas um órgão de fiscalização, mas também de mobilização para superar os desafios do município. 

Além da promotora, participaram do evento o secretário municipal de Educação, Wagner Turques; o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Antonio Lustosa; e a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS – Fundeb), Janete de Menezes. Estiveram presentes, ainda, gestores escolares, pais e mães de alunos, conselheiros escolares em formação e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

A Mobilização no Rio de Janeiro


Além de Belford Roxo, diversas cidades do Rio de Janeiro têm aderido à Mobilização Social pela Educação e se empenhado para apresentar às famílias e à comunidade a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.  Recentemente, o Blog da Mobilização vai divulgou ações de incentivo à interação família-escola desenvolvidas em outros municípios fluminenses. Clique nos links abaixo para conferir: