sábado, 6 de junho de 2009

Avanços da Mobilização


LANÇAMENTO DO PLANO DE MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO
NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO


Tendo como princípio que a educação é um dos elementos para a coesão social e pleno desenvolvimento da sociedade e que ISSO é responsabilidade de todos, foi lançado no dia 02/06/09, no antigo prédio da Associação Comercial, em Ubatuba, o PLANO DE MOBILIZAÇÃO DAS IGREJAS CRISTÃS PELA EDUCAÇÃO. Na abertura do evento, o Professor Rui Alves Grilo, voluntário responsável pela divulgação no Litoral Norte do estado de São Paulo, fez um relato sobre as razões que levaram um grupo de voluntários a criarem o Plano, seus principais objetivos e ações. Lembrou que ele faz parte do chamado do Ministério da Educação às lideranças dos diversos segmentos sociais para atuarem em suas comunidades mobilizando-as em prol da melhoria da qualidade da educação brasileira.
O Plano de Mobilização tomou como base as 28 diretrizes do Plano de Metas do PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação, que expressam boas práticas existentes em escolas públicas de todo o país, nas quais os alunos aprendem o que devem aprender na idade correta. Essas escolas alfabetizam as crianças até 8 anos de idade, têm programas de combate à repetência e à evasão, oferecem a educação infantil, desenvolvem uma política de inclusão de alunos com deficiência, valorizam seus professores e profissionais da educação, praticam a gestão democrática, entre outras práticas de seu cotidiano. O objetivo principal do plano é mobilizar as lideranças religiosas, trabalhadores, empresários, voluntários que desenvolvem trabalhos sociais, entre outros, a conscientizarem os pais e as famílias sobre a importância do acompanhamento da vida escolar de seus filhos e de sua participação nas escolas para que haja uma elevação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Em seguida, o Sr. Secretário de Educação do Município, Arnaldo da Silva Alves e o Sr. Ivan Castilho, representando a Diretoria Regional de Ensino, apresentaram um relato da parceria com o MEC e a atuação junto às escolas locais que apresentaram baixos IDEB para a elaboração do PDE Escola, no sentido de estabelecer e acompanhar metas para sanar as dificuldades e elevar o IDEB. Uma das orientações do Plano é a criação de um comitê municipal de acompanhamento da implementação do PAR Plano de Ações Articuladas, que todo município deve elaborar para receber assistência técnica e financeira do MEC. O comitê deve envolver os diferentes setores sociais e lideranças comunitárias e empresariais do município.

Estiveram presentes ao lançamento do Plano de Mobilização pessoas de diferentes denominações religiosas, o Sindicato dos Funcionários Municipais, a Fundação Alavanca, o Instituto da Árvore, a FUNDAC, a Associação Esportiva de Ubatuba, familiares dos alunos e outros representantes da sociedade local.

Rui Grilo, coordenador da mobilização social no litoral norte –
ragrilo@terra.com.br

Nenhum comentário: