A participação da família no desenvolvimento escolar das crianças é uma preocupação em todo o mundo. Em novembro do ano passado, a Fundação Eduardo dos Santos (FESA), fundação apartidária que atua nas áreas técnica, científica, cultural e social de Angola, realizou no país a XII Jornadas Técnico-científicas.
O tema foi discutido no workshop “Aceleração Escolar e o papel dos pais na educação das crianças”, que aconteceu simultaneamente nas províncias da Lunda do Norte, Cabinda, Cunene e Luanda, em Angola.
Dirigido a professores, administradores de escolas e autoridades educacionais, o workshop debateu o “Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar”, lançado pelo Ministério da Educação de Angola, que prioriza a inclusão no sistema de ensino de pessoas a partir dos 12 anos.
O programa foi desenvolvido no intuito de promover a alfabetização e a recuperação do atraso escolar de adolescentes, jovens e adultos com dificuldade de aprendizagem.
A discussão chamou a atenção para a importância dos pais no sucesso escolar das crianças. A Angola tem tido grandes dificuldades para fazer com que eles participem do desenvolvimento escolar dos filhos. “Muitos pais e responsáveis abdicam do seu papel e entregam toda a responsabilidade da educação à escola”, afirmou Laudimira de Souza, porta-voz do encontro em Luanda, capital do país.
Na cidade de Dundo, na Lunda do Norte, a especialista brasileira Nilde Fonseca exemplificou o tema com a experiência vivida no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, onde a educação se divide em ciclos e as decisões são tomadas em conjunto com o conselho da escola, uma instância deliberativa composta por pais, alunos, docentes e equipe de apoio e administrativa. “Nesta Instância, discutimos o projeto pedagógico, a aplicação das verbas públicas, o número de alunos por sala, o funcionamento da secretaria, as melhorias para a comunidade, enfim, tudo o que é pertinente à educação”, lembrou Nilde.
Assim, o encontro ressaltou a necessidade da ajuda dos pais e responsáveis, que desempenham um papel indispensável no desenvolvimento da criança na sala de aula, dando suporte às iniciativas do governo angolano em busca da melhoria da educação no país.
Fonte: Revista Angola Hoje, Ano 9 – edição Especial: XII Jornadas Técnico-Científicas da FESA
Um comentário:
Olá, amigos.
Quero parabenizá-los pela iniciativa. Sou professor e entendo a vossa preocupação: de que os pais realmente participem da educação dos filhos. Aliás, esta tem sido uma das grandes problemáticas educacionais que nós brasileiros também enfrentamos.
Gostaria de visitar regularmente este blog e, ao mesmo tempo, ter o privilégio de tê-los visitando o blog que acabo de lançar na rede, cuja preocupação é a mesma de vocês. Quem sabe possamos trocar experiências?!
Aguardo retorno. Até a próxima.
Carlos Alberto - Ribeirão Preto - S. Paulo - Brasil
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